Construindo um Atendimento realmente centrado no Cliente
Por Odare Abisam
Você já parou para pensar que o verdadeiro sucesso de uma empresa vai além de vender um bom produto ou serviço?
Hoje, o que realmente faz a diferença é como você trata seu cliente. E é aí que entra a Customer Experience (CX): uma abordagem que norteia todo o esforço de uma empresa para oferecer experiências eficientes em converter novos clientes e, mais importante, fidelizá-los.
Essa tarefa envolve uma visão clara de onde a empresa quer chegar, aliada a uma estratégia bem planejada, que combina produtos e serviços de qualidade com um atendimento excepcional.
O sucesso não vem apenas de vender um bom produto, mas de criar uma experiência que valorize o cliente em todos os pontos de contato, garantindo sua satisfação continuamente.
Aliás, é isso que mostra o resultado da pesquisa CX Trends 2023, que apontou uma preferência de 87% dos consumidores por marcas que oferecem uma boa experiência. Segundo o mesmo relatório, 75% dizem ainda manter essa preferência mesmo que precisem pagar mais caro.
Ou seja, essa tendência está em alta e muitos negócios já estão saindo na frente ao incorporá-la.
Por ter tudo a ver com o relacionamento cliente-empresa, é claro que falar em CX é falar também em Atendimento ao Cliente.
Vamos explorar um pouco mais essa relação?
Customer Experience (CX): que conceito é esse?
A abordagem Customer Experience (CX), ou Experiência do Cliente, coloca o cliente no centro de todas as ações e decisões da empresa, visando criar interações que vão além da simples venda.
É isso o que serviços de streaming fazem, por exemplo, quando personalizam recomendações de filmes ou músicas com base no histórico de visualização do cliente, tornando a experiência única e relevante.
Não é apenas sobre converter, é sobre seguir dando motivos para o cliente continuar escolhendo a sua marca.
E isso se traduz em números: Segundo o relatório “Building Customer Experience for the Future”, as empresas que lideram em CX registram um crescimento até 190% maior em um período de três anos, em comparação com aquelas que não priorizam a experiência do cliente.
Isso tem relação com a evolução digital e o uso de dados, que transformaram significativamente a maneira como as empresas interagem com seus consumidores.
Hoje, os pontos de contato e serviços são muito mais sofisticados, exigindo que as empresas se adaptem constantemente às novas demandas dos clientes. Para se manterem competitivas, as organizações precisam implantar boas estratégias de CX e realizar investimentos nessa área.
Mas isso exige dedicação: a adoção bem-sucedida de uma abordagem centrada no cliente requer uma verdadeira mudança cultural, a começar pela alta liderança, especialmente os CEOs, que precisam liderar essa transformação de longo prazo.
Customer Experience (CX) e Atendimento ao Cliente: uma relação inevitável
As empresas estão cada vez mais focadas em Customer Experience (CX), pois essa abordagem se tornou um diferencial competitivo. Enquanto o atendimento ao cliente lida diretamente com resolver problemas e responder perguntas, o CX engloba todos os pontos de contato do cliente com a marca.
Isso inclui marketing, vendas, suporte e tudo o que vem após a venda, de maneira que o atendimento é um componente fundamental do CX. No entanto, a experiência do cliente abrange toda a jornada do consumidor, criando uma visão mais holística e integrada.
Vamos falar sobre alguns dos fatores comuns entre a abordagem CX e o atendimento:
Personalização: A personalização no atendimento ao cliente é um dos principais pilares do Customer Experience (CX), pois faz com que o cliente se sinta único e valorizado.
Quando a empresa adapta suas interações com base nas necessidades, preferências e histórico de cada cliente, ela cria uma conexão mais profunda. Essa abordagem vai desde o uso de nomes em comunicações até a recomendação de produtos ou serviços baseados em compras anteriores.
Consistência: Para transmitir confiança, o cliente deve vivenciar o mesmo padrão de qualidade em cada interação, seja por telefone, e-mail, chat ou redes sociais. Quando a empresa mantém a mesma qualidade de atendimento, independentemente do canal, ela reforça a confiança e a credibilidade, gerando uma experiência contínua e positiva.
A falta de consistência pode causar confusão e frustração, pois o cliente espera ser tratado com a mesma atenção pelo meio que for. Se em um canal o cliente recebe respostas rápidas e úteis, mas em outro encontra demora ou falta de clareza, isso pode gerar uma percepção negativa da marca. Essa discrepância compromete a imagem da empresa, afetando a satisfação e a lealdade.
Facilidade de uso: Quando o atendimento é simples e descomplicado, os clientes conseguem resolver seus problemas com mais rapidez e eficiência, o que aumenta sua satisfação. Processos confusos, longos tempos de espera ou sistemas de atendimento complicados geram frustração e podem afastar clientes.
Em um mundo onde a conveniência é cada vez mais valorizada, as empresas que simplificam o atendimento, tanto em canais digitais quanto em interações humanas, criam uma experiência fluida e agradável.
Empatia: Quando os atendentes demonstram genuíno interesse pelos problemas e sentimentos do cliente, especialmente em situações delicadas, cria-se uma conexão emocional poderosa.
Essa abordagem transforma uma experiência potencialmente negativa em uma oportunidade de fortalecer a relação entre o cliente e a empresa, aumentando as chances de que ele se fidelize e indique a marca para outras pessoas.
Envolvendo as equipes na abordagem CX
Uma cultura de feedback e treinamento contínuo está diretamente ligada à criação de uma experiência de cliente (CX) de excelência, especialmente no atendimento ao cliente.
Gestores precisam se responsabilizar por realizar pesquisas de satisfação e mensurar constantemente indicadores de atendimento, podendo ter uma visão clara sobre a experiência do cliente.
Através desse feedback, colaboradores podem receber retornos sobre suas interações, o que ajuda a identificar áreas de melhoria e executar com excelência as boas práticas estabelecidas pela gestão.
Já o treinamento contínuo mantém a equipe atualizada com as melhores técnicas de atendimento e novas tecnologias, garantindo que estejam preparados para atender às demandas em constante mudança.
Juntos, esses elementos fortalecem o engajamento dos atendentes, que se tornam mais alinhados com a missão de proporcionar uma experiência positiva, resultando em um atendimento mais eficiente, personalizado e proativo, capaz de superar as expectativas dos clientes.
CX é a estrada, uma plataforma de Atendimento eficaz é o veículo
O suporte tecnológico adequado é essencial para colocar em prática os fatores mencionados, como personalização, consistência e facilidade de uso.
Uma plataforma de atendimento robusta permite que as interações sejam centralizadas, garantindo respostas rápidas e personalizadas.
Além disso, ela facilita o acesso ao histórico do cliente, oferece automação inteligente e permite o acompanhamento adequado de métricas, melhorando a experiência de atendimento em todos os pontos de contato.
Assim, o time performa bem, o líder faz uma gestão melhor e o cliente tem suas solicitações devidamente tratadas.
Que tal marcar uma demonstração da ferramenta da enContact e conhecer todo o seu potencial para uma experiência centrada no cliente?
Até o próximo!
Odare Abisam é formado em Engenharia da Computação e atua em projetos de tecnologia voltados ao cuidado com clientes há mais de 25 anos.
Cofundador e Diretor Comercial da enContact, acredita que todo bom negócio tem que ter um bom atendimento ao cliente.
odare@encontact.com.br