Veja 7 graves erros no atendimento ao cliente

    Veja 7 erros graves no atendimento ao cliente

    Muito provavelmente você já recebeu algum atendimento de má qualidade. E, por incrível que pareça, uma questão tão simples é responsável por grande parcela das reclamações de consumidores. Por que isso acontece? Os erros no atendimento ao cliente podem decorrer de diversos fatores e podem, inclusive, incidir no grau de contentamento com seu produto ou serviço. Uma espécie de transferência negativa desencadeada pela má experiência. Dessa forma, evitar que situações assim ocorram e saber lidar com as críticas é o primeiro passo para sua empresa crescer no mercado. Confira os 7 erros mais graves no atendimento ao cliente e comece a corrigir as suas falhas agora mesmo:

    Interromper a fala dos clientes

    Existe coisa pior do que ser interrompido? O cliente quer ser ouvido. Caso contrário, não perderia o tempo dele. Permita que ele se expresse: o segredo do bom atendimento é ser um bom ouvinte. Portanto, mostre que a opinião dele é importante.

    Não se mostrar empenhado em ajudar

    Jamais tire o corpo fora — mesmo que você não seja a pessoa indicada para auxiliar no problema. Evite respostas desse tipo e prefira apresentar os canais de comunicação adequados de maneira com que o cliente entenda que precisa dar continuidade no atendimento em vez de sentir que deve começar do zero.

    Justificar com metas internas

    Esse tipo de coisa coloca em xeque a credibilidade do seu produto e faz o cliente se sentir usado. Não utilize metas como argumentos para incentivar algum tipo de ação em hipótese nenhuma.

    Não mensurar a satisfação com o atendimento

    A sua impressão nem sempre reflete a realidade. Tenha estratégias que possibilitem avaliar o atendimento prestado por sua empresa, e o e-mail é uma boa pedida. Que tal um sistema de envios com essa finalidade?

    Exceder o limite do tempo de espera

    Além de estressar o cliente, saiba que demorar mais do que o tempo estipulado pelas legislações vigentes pode ocasionar em multa. Seja pelo telefone ou por e-mail, respeite os limites e evite dores de cabeça maiores.

    Menosprezar o conhecimento do cliente

    Muitos atendentes, ao explicar questões mais técnicas a respeito de seus produtos ou serviços, acabam sendo indelicados em relação ao conhecimento do cliente. Esse tipo de comportamento faz com que eles se sintam desinformados e leigos. Não torne a conversa uma competição de quem sabe mais. Reconheça o aprendizado de seus clientes.

    Não ter uma equipe de atendimento qualificada

    Pessoas despreparadas são facilmente identificadas pelos seus clientes. Não passe a má impressão de que sua empresa é desleixada e coloca qualquer um nessa função. Sua equipe deve ter amplo conhecimento dos produtos e dos serviços que oferece e deve ser proativa na resolução de problemas.

    O atendimento ao cliente é uma das formas de aproximação mais forte que existem. É necessário, portanto, dar atenção especial aos detalhes — afinal, eles são o grande diferencial. Se você deseja que sua empresa tenha reconhecimento, trabalhe com profissionalismo e evite ao máximo cometer erros no atendimento ao cliente, dedique-se e busque formas de aprimorar o grau de satisfação dos seus consumidores.

    Agora que você já sabe como evitar os principais erros no atendimento ao cliente, conte para nós: o que você tem feito para garantir a satisfação do seu consumidor? Como é o contato de vocês? Compartilhe suas experiências em nossa área de comentários!

    Leave a Comments

     

    Your email is safe with us.
    *
    *