Trabalho em equipe: quando a tecnologia deve entrar em campo

    Empresas são compostas por diversas áreas, setores e departamentos. São tantos projetos e tarefas distintas sendo realizadas simultaneamente, que sem um trabalho de equipe bem coordenado dificilmente uma companhia terá sucesso. É a sintonia entre as pessoas e os setores de trabalho que confere às empresas excelente vantagem competitiva e permite que elas possam se destacar frente aos seus concorrentes.

    Isso ocorre pois em uma mesma equipe é possível reunir diferentes talentos e habilidades em favor de um projeto ou ação, o que torna o trabalho mais fácil, eficiente e com mais chances de alcançar o resultado esperado. Além disso, o planejamento estratégico de uma empresa é construído com base em dados, portanto com uma equipe coesa e que mantem uma comunicação eficiente, fica mais fácil reunir as informações mais relevantes.

    As vantagens do trabalho em equipe

    A concorrência empresarial é cada vez mais intensa, o mercado está ainda mais dinâmico e os clientes bem mais exigentes, de modo que as empresas precisam se adaptar rapidamente às mudanças, promover melhorias em seus processos internos e garantir que seus produtos ou serviços sejam oferecidos com qualidade. Diante de tantas exigências, o trabalho em equipe é fundamental para as empresas se destacarem e serem bem sucedidas, uma vez que todos os envolvidos devem estar orientados para o mesmo objetivo.

    O compartilhamento de tarefas, a busca por soluções em conjunto e a constante troca de ideias são algumas das vantagens que o trabalho em grupo pode garantir a um empreendimento. Isso sem contar a oportunidade em montar um time multidisciplinar que terá uma capacidade de atuação mais abrangente e eficiente do que uma única pessoa. Porém, é necessária uma gestão eficiente dessas equipes para que elas possam caminhar juntas e, assim, agregar valor à empresa.

    O papel do gestor

    Para que um time possa funcionar bem é necessário que o gestor assuma um papel de liderança, pois caberá a ele reunir os profissionais — de acordo com suas competências — para um determinado projeto. E mais: a coordenação dos trabalhos ficará por conta desse gestor, que precisa saber como utilizar as habilidades de sua equipe e mantê-la motivada.

    Para exemplificar, caso o gestor tenha acesso ao histórico dos clientes será mais fácil para ele decidir qual membro da equipe será o responsável pelo contato com cada um, pois poderá basear sua escolha conforme o perfil dos consumidores. Além disso, é muito importante que o gestor conheça sua equipe para que consiga delegar funções adequadas ao perfil de cada colaborador.

    A tecnologia como aliada

    As ferramentas tecnológicas contribuem bastante para o trabalho de equipe e o seu gerenciamento. Com uma ferramenta de gestão de e-mail é possível ter acesso ao histórico completo de interação com os clientes, facilitando a tomada de decisões, a composição das equipes e a distribuição de tarefas. Também permite o compartilhamento rápido e organizado de informações.

    Outra vantagem oferecida pelas ferramentas tecnológicas é o melhor gerenciamento de atendimentos e tarefas, do tempo destinado para cada operação e o controle de produtividade dos seus colaboradores. Além de tornar o trabalho mais eficiente, elas ainda permitem reunir os dados necessários para elaboração e implementação de planejamentos estratégicos.

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