A saúde mental no trabalho

    É um fato que profissionais de todas as áreas costumam passar mais da metade do dia no trabalho. O trabalho não é mais apenas uma fonte de renda, mas é ele que define nosso dia-a-dia, nossos horários, e até mesmo nossa satisfação pessoal.
    É exatamente por isso que o trabalho é uma das maiores causas de stress dos tempos modernos, levando a doenças incapacitantes como ansiedade, depressão e síndrome de burnout. Contudo, existem algumas formas de manter a mente sã, e nesse post daremos algumas dicas de como cuidar de sua saúde mental no trabalho.

    1. Defina horários, e cumpra-os

    Você provavelmente conhece alguém que tem um horário definido para começar o expediente, mas não tem horário para terminar. Ou então alguém que possui horários definidos de início e término, mas nunca sai do escritório no horário determinado, prolongando o expediente e fazendo disso uma rotina.
    Às vezes é necessário ficar até mais tarde trabalhando, mas não faça disso um hábito. Essa prática recorrente sobrecarrega sua mente e fica cada vez mais difícil para seu cérebro sair do modo “trabalho”. É importante que você tenha tempo para a família, para se dedicar a outras atividades que sejam prazerosas, e recarregar as energias.

    2. Desative as notificações e evite levar trabalho para casa

    O advento dos smartphones transformou bastante nossa rotina, e facilitou a comunicação e o acesso à informação. Contudo, os aplicativos de mensagens instantâneas e o acesso remoto ao e-mail permitiram que o expediente continuasse mesmo fora do escritório.
    Cada notificação de nova mensagem ou e-mail é tentadora demais para ser ignorada, e muitas vezes nem nos damos conta de que estamos respondendo e-mails profissionais tarde da noite. Por isso, ao determinar o horário de término do expediente, desative as notificações.

    3. Use a tecnologia a seu favor

    Caixas de e-mail abarrotadas de mensagens e desorganizadas são um excelente mecanismo gerador de ansiedade e stress. Por isso, invista em ferramentas que possam lhe auxiliar na organização e até mesmo lhe fornecer indicadores importantes de produtividade e sobrecarga.
    Gerenciadores de e-mail como enContact, te ajudam a organizar as mensagens por assunto, criar padrões de resposta, e ainda oferece estatísticas de contatos e do volume de trabalho. Isso é importante para que você consiga identificar gargalos, entender quais as prioridades e delegar ou dividir tarefas quando possível.

    4. Aprenda a dizer não

    Um grande problema do mundo corporativo é que muitos profissionais aceitam todo o trabalho que lhes é oferecido ou passado (tanto para profissionais de empresas quanto freelancers). Com isso, acabamos com um volume de trabalho muito maior do que podemos cumprir, aumentando nosso nível de ansiedade, stress e frustração.
    Aprender a dizer não e recusar tarefas ou trabalho é muito importante para manter sua saúde mental.

    Ou seja, o mais importante é conseguir se organizar e criar uma rotina saudável, que inclua momentos de descanso fora do contexto profissional, e claro, utilizar as ferramentas disponíveis para te ajudar.

    Se gostou do artigo e quer conhecer um pouco mais sobre como um gerenciador de e-mails pode contribuir para sua saúde mental, fale com nossos especialistas.

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