Quais as vantagens do e-mail para negócios?

quais-as-vantagens-do-e-mail-para-negocios-4572

Uma comunicação eficiente apresenta diversos benefícios para todos os setores de uma empresa. Desde a diretoria até o relacionamento com os clientes, passando pelos times de vendas e marketing, fazer com que as informações circulem com segurança e rapidez é fundamental para o bom andamento dos negócios.

Pensando nisso preparamos essa postagem, que lista as vantagens do e-mail e demonstra como essa ferramenta é fundamental para os gestores de atendimento, independentemente do segmento. Continue lendo e lembre-se de entrar em contato conosco caso tenha alguma dúvida.

#1 – Facilidade de uso

O e-mail já faz parte do nosso cotidiano, seja profissionalmente ou pessoalmente. Utilizá-lo não requer um treinamento complexo e muito menos conhecimento aprofundado de algum programa ou aplicativo específico. É preciso, apenas, saber como usar o computador e um pouco de internet.

Isso é uma grande vantagem para os gestores, uma vez que diminui a dependência de treinamento e o tempo de adaptação de novos colaboradores. Uma vez contratados, eles já podem começar a produzir imediatamente, gerando benefícios para a empresa e para a equipe como um todo.

#2 – Organização

Seja através dos navegadores – como Internet Explorer ou Google Chrome – ou em aplicativos de gerenciamento de e-mails, um fato concreto sobre os correios eletrônicos é a capacidade de mantê-los organizados. Isso depende unicamente do colaborador e de sua organização pessoal.

Esse benefício permite que o gestor tenha total controle sobre o atendimento realizado por sua equipe. É possível encontrar com facilidade um cliente específico ou então buscar respostas para problemas similares. Isso pode ser feito, inclusive, de maneira remota.

#3 – Histórico

O e-mail funciona como uma memória, uma vez que é possível resgatar uma determinada conversa ou documento através da busca de palavras-chave. Você também pode pesquisar um endereço específico e encontrar tudo o que já foi conversado entre você e esse interlocutor.

Além de garantir a documentação de todos os atendimentos realizados pela equipe, a memória do e-mail gera uma maior segurança para o gestor, uma vez que ele pode resgatar uma informação caso seja necessário. O que nos leva à nossa próxima dica:

#4 – Segurança

No aspecto de segurança podemos citar duas vantagens diretas. A primeira faz referência ao fato de que tudo o que é dito através dessa ferramenta fica documentado. A justiça brasileira, inclusive, já aceita e-mails como prova concreta em casos trabalhistas, de família e civis há muitos anos.

Outro ponto é o fato de que com um servidor de qualidade é possível garantir a segurança das informações através da criptografia. Ou seja, apenas quem possui acesso à conta de e-mail poderá ver o que foi dito. Essa confidencialidade é muito importante, por exemplo, para a troca de informações acerca da ação de uma indústria.

#5 – Alcance

Não existem limites geográficos ou temporais para o envio de um e-mail. Sua equipe pode comunicar-se com um contato no Japão em tempo real, sem a necessidade de uma conexão de internet muito boa ou algum programa específico.

Para isso, basta que a pessoa do outro lado também esteja utilizando a ferramenta. O servidor nem precisa ser o mesmo que o seu. Yahoo e Gmail, por exemplo, podem conversar em tempo real sem nenhum problema!

O e-mail também é uma excelente ferramenta para fidelização de clientes. Clique aqui e conheça três razões pelas quais fidelizar é mais barato que conquistar novos consumidores!

Leave a Comments

 

Your email is safe with us.
*
*

Abrir o chat
Precisa de ajuda?