Organização pode evitar a sobrecarga

    Até pouco tempo atrás, entendia-se que profissionais produtivos e bem sucedidos eram aqueles que sempre estavam atolados de trabalho, cuidando de diversos assuntos simultaneamente e assumindo cada vez mais reponsabilidades.
    Atualmente já é sabido que, na realidade, estar sobrecarregado não é sinônimo de bom desempenho, e que esse estado pode inclusive, afetar a saúde mental dos colaboradores e gestores. Assim, é importante adotar algumas práticas para conseguir gerenciar a carga de trabalho e manter a qualidade na entrega.

    Saiba administrar as prioridades e conheça seu limite

    Praticamente tudo o que é demandado aos profissionais, é considerado prioridade. Contudo, essa não e realidade e saber definir o que realmente é mais importante, é fundamental.
    Procure entender como cada tarefa afetará os resultados macro, e a partir daí defina uma rotina de entrega. Converse com seu gestor para entender as prioridades, e analise quais tarefas dependem também de outras pessoas.
    Se perder em meio a uma enxurrada de demandas não é sinal de produtividade e não é sustentável a longo prazo. Muitas vezes tentamos “segurar o mundo com as mãos”, ignoramos nossa própria capacidade lidar com diversos assuntos simultaneamente e consequentemente conduzimos nossa mente ao estado de fadiga e estafa.
    Portanto, escute seu corpo e sua mente e converse com seu gestor sempre que necessário.

    Organize sua caixa de e-mails

    Ter uma caixa de e-mails organizada te ajuda a visualizar todas as pendências e encaminhamentos necessários. Portanto crie um sistema de organização para não perder prazos e não se perder em meio a tantas mensagens. Além disso, com uma caixa organizada é possível mensurar todas as tarefas, e saber se você está realmente sobrecarregado ou está com dificuldades justamente pela falta de organização.

    Respire

    Faça pausas durante o expediente. Tirar um tempo para descansar é fundamental para sua saúde mental e para manter sua concentração e produtividade. Pode ser nesse momento que você encontrará as soluções para problemas que antes pareciam irremediáveis, sua criatividade aflorará e conseguirá recarregar as energias para continuar.
    Fazer pausas também te ajuda a equilibrar as tensões e contribui muito para sua saúde mental.

    Gestor, conheça seu time

    Para que um time funcione de maneira eficiente é fundamental que os gestores conheçam as qualidades e fraquezas de todos os membros. Além disso, muitas vezes por falta de ferramentas gerenciais, os gestores não possuem dados para determinar e entender como está o desempenho de cada um e a quantas e quais tarefas estão sendo desenvolvidas.
    Por isso, lance mão de ferramentas que possam te auxiliar, e consequentemente auxiliar sua equipe.
    Tais ferramentas também auxiliam os gestores a enxergar se seus colaboradores estão sobrecarregados, e se é hora de redistribuir as tarefas para garantir a qualidade e o bem estar de todos.

    enContact é uma ferramenta que além de auxiliar na organização dos e-mails, oferece uma visão geral de tudo o que está acontecendo. Todos os assuntos são compartilhados com as pessoas de direito, gestores recebem relatórios de produtividade de cada colaborador, e podem determinar como cada tarefa está sendo distribuída e se alguém está sobrecarregado. Além disso, com enContact nenhum e-mail será perdido ou apagado acidentalmente e será possível ter uma visão macro de todo o departamento e das relações com clientes.

     

    Leave a Comments

     

    Your email is safe with us.
    *
    *