Comprar pela internet traz praticidade e comodidade. Mas o que leva o cliente a escolher um site em detrimento de outro, quando as ofertas são tão semelhantes?

O que leva o cliente a comprar em um site em detrimento de outro?

    Poder ir às compras sem a necessidade de se deslocar, pegar trânsito, carregar milhares de sacolas e ainda ter a garantia de melhor preço é uma realidade que a compra online (e-commerce) proporciona.
    Contudo, além da praticidade e comodidade, há outros fatores muito importantes que o consumidor leva em conta quando faz compras pela internet, sendo que o principal deles, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), é o preço, seguido pelo suporte oferecido na pré e pós venda.
    Vamos pegar como exemplo uma agência de turismo. São diversas agências que oferecem os mesmos pacotes de viagem pela internet, com diferenças mínimas nos preços. Então o que leva o consumidor a preferir a agência A à agência B?a agilidade no atendimento e no suporte.
    Se o consumidor está procurando um pacote específico e tem uma dúvida sobre ele, muito provavelmente irá contatar a agência por meio dos canais disponíveis – e-mail, telefone e chat. Se a resposta demorar a chegar, não for conclusiva, ou então se não houver resposta alguma, o cliente não fará negócio com essa agência.
    O mesmo se aplica para o pós venda. O cliente que já está em viagem, por exemplo, tem um problema e envia um e-mail para a agência que vendeu o pacote. A resposta deve ser rápida e assertiva por parte da agência, para garantir que a experiência do cliente não seja comprometida.
    No final das contas, apesar de o preço mais baixo ser o principal fator apontado pelos consumidores como decisivo na hora da escolha, esse mesmo consumidor sabe que não há custo—benefício em pagar barato por um produto ou serviço se o atendimento e suporte recebidos não forem efetivos e eficientes.
    Por isso, invista em treinamento da equipe, boas condições de trabalho, e utilize ferramentas que auxiliem sua empresa a oferecer esse diferencial e ser a primeira opção dos consumidores.
    Já pensou como seria bom poder compilar todas as dúvidas dos clientes, reclamações e sugestões em um único relatório, e a partir dele implementar mudanças nas ofertas de produtos e serviços para atender as expectativas dos clientes e antecipar problemas?
    Ou então, como o trabalho da equipe de atendimento seria facilitado caso houvesse uma maneira de automatizar respostas e dividir igualmente entre toda a equipe, as mensagens recebidas, sem sobrecarregar ninguém. Como seria se as mensagens chegassem diretamente à pessoa encarregada por determinado assunto, sem a necessidade de serem encaminhadas manualmente, mesmo que a conta de e-mail seja coletiva e utilizada por vários colaboradores?
    Todas essas práticas podem significar o diferencial do atendimento, e consequentemente significar que o cliente dará preferência a comprar no seu site e não no site do concorrente, pois ele terá a certeza de que será bem atendido e terá o suporte necessário.
    Se quiser saber como é possível ter todos esses benefícios de forma simples e com bom custo benefício, fale conosco e conheça mais sobre a enContact.
    Lembre-se: em se tratando de e-commerce, principalmente, uma boa experiência do cliente pode significar muitas avaliações e recomendações positivas espalhadas pela rede, com potencial de viralização. Por isso, mais do que às ofertas, dê atenção à sua equipe e aos processos de atendimento, pois apesar de estarmos falando de compras online, o componente humano desse processo inteiro é ainda o mais importante e determinante.

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