Nova lei trabalhista: Como mensurar a produtividade no trabalho remoto?

    O trabalho remoto, ou home office, é uma prática que vem sendo adotada por empresas e colaboradores já há algum tempo. Agora, as recentes mudanças nas leis trabalhistas vêm consolidar a adoção do home office como modalidade de trabalho.

    Segundo a advogada Mayara Rodrigues, do Aith, Badari e Luchin Advogados, a nova lei prevê que o controle de trabalho seja feito por tarefa executada, e não pela jornada de horas. Portanto, é muito importante que empresas disponham de ferramentas para auxiliar nesse processo.

    Abaixo listamos algumas ferramentas e ações que permitem acompanhar a produtividade dos colaboradores na modalidade home office, de maneira eficiente.

    Reuniões de acompanhamento

    Em se tratando de trabalho remoto, é importante promover reuniões periódicas de alinhamento. Isso permitirá que todos apresentem os resultados obtidos, compartilhem dificuldades, tirem dúvidas, e reforça a conexão entre a equipe e o comprometimento de cada membro.

    Caso não seja possível reunir todos em um espaço físico, recorra a ferramentas de videoconferência como Skype e Appear.

    Eficiência na comunicação

    Ponto essencial da modalidade home office, a comunicação deve ser clara e eficiente todo o tempo. Assim sendo, ferramentas como o Slack são muito úteis para manter a comunicação clara e aberta.

    Eliminar ruídos de comunicação é algo que não somente facilita a realização das tarefas, trazendo dinamismo e eficiência, mas também aumenta a sensação de segurança por parte do colaborador.

    Utilize as tecnologias a seu favor

    A tecnologia que permite a realização do trabalho remoto pode ser a mesma que permite a mensuração de resultados e o aumento da produtividade.

    Para isso, vale buscar soluções virtuais, como o Dropbox, que permite o compartilhamento de arquivos na nuvem, o Trello e o Asana, plataformas de gerenciamento de projetos que podem ser utilizadas em equipe.

    Além disso, com a nova lei a produtividade deverá ser medida por tarefa realizada não mais por horas. Assim, lance mão de ferramentas como o enContact, gerenciador de e-mails que permite à empresa acompanhar a produtividade de cada colaborador, mesmo em trabalho remoto. Com enContact os gestores recebem relatórios de produtividade e podem acompanhar as atividades desenvolvidas por cada um, tempo de resposta e eficiência na solução de demandas.

    Com ferramentas eficientes é possível e simples manter o controle dos resultados, mensurar a produtividade e manter uma boa comunicação entre as partes sem a necessidade da proximidade física.

    O trabalho remoto pode ser uma excelente opção para sua empresa e sua equipe, e mensurar a produtividade não precisa ser algo complicado. Faça o teste com a nossa ferramenta e comprove os resultados de gerir uma equipe à distância.

     

     

    Leave a Comments

     

    Your email is safe with us.
    *
    *