O departamento de RH é muitas vezes lembrado apenas nos momentos da admissão, demissão e no 5° dia útil do mês, porém suas atribuições e responsabilidades vão muito além disso.

Fale com o RH!

    Todo mundo que já trabalhou em alguma empresa deve ter ouvido essa frase pelo menos uma vez. O departamento de RH é muitas vezes lembrado apenas nos momentos da admissão, demissão e no 5° dia útil do mês, porém suas atribuições e responsabilidades vão muito além disso.

    O RH é o responsável não apenas por questões burocráticas, mas também deve propor soluções, antecipar problemas e garantir que todas as engrenagens da empresa funcionem perfeitamente (principalmente quando entendemos que o maior

    Person under crumpled pile of papers with hand holding a help sign

    asset de qualquer empresa é o funcionário).
    Para que possa cumprir com seu papel de departamento de fato consultivo e estratégico, e não apenas com papeladas, o RH deve possuir recursos para lhe ajudar a criar um fluxo de trabalho que seja realmente funcional.
    Imagine que um gestor de RH receba diariamente diversas informações, cada uma com um grau diferente de prioridade, mas que essas demandas se misturem pela falta de um workflow eficiente. Além disso o RH muitas vezes depende de informações passadas pelos gestores de área para poder atuar (e isso nem sempre acontece como deveria).

    Então como é possível criar um processo de trabalho claro, eficiente e que beneficie a todos dentro da empresa?
    Se você pensou em adotar diversos sistemas diferentes pode estar enganado. Quando uma equipe trabalha utilizando várias plataformas diferentes, que não se conversam, o resultado pode ser exatamente o inverso do esperado – mais lentidão nos processos, sobrecarga da equipe e maior dificuldade de visualizar o cenário macro devido à necessidade de buscar informações complementares, cada uma em um local diferente.

    Agora te faço uma pergunta: Você já parou para pensar que grande parte das informações estão ou podem estar no próprio e-mail? Sim, através de uma ferramenta de gestão de e-mails, o RH pode facilmente definir prioridades, criar processos, encontrar informações sobre funcionários ou informações que afetam a estratégia da empresa, e gestores de área podem extrair as informações  requeridas pelo RH.
    Com um simples recurso tecnológico o RH pode organizar toda a parte burocrática de modo simples e ágil, e realmente se focar na questão estratégica – recrutamento e seleção, análise de desempenho, alterações no organograma e, principalmente, gestão de talentos.
    Além disso, quem trabalha no RH provavelmente já se deparou com uma questão bem delicada e particular de sua função – problemas que envolvem o departamento jurídico advindos da perda de informações sobre o trabalho de algum funcionário ou ex-funcionário. Nesse cenário grandes problemas podem surgir sem que haja uma resolução rápida e simples, mas a partir do momento em que não se perde mais nenhuma informação e todas as tratativas são automaticamente documentadas, todas as partes podem ter mais tranquilidade na resolução.
    O fácil acesso às informações pode ainda evitar prejuízos financeiros para a empresa, e auxilia muito o departamento jurídico a cumprir prazos em audiências e processos diversos.

    Por meio de um bom gerenciador de e-mails tudo isso é possível e o principal impacto para as empresas será, de fato, financeiro. Com processos bem definidos, e com o RH disponível para agir estrategicamente, é possível reduzir custos operacionais da empresa, aumentar a produtividade e satisfação dos funcionários, reduzir e eliminar gargalos.
    Além, é claro, de ser possível extrair informações para análise de desempenho e histórico de todas as equipes.

    Te convidamos a conhecer enContact e verificar todos os benefícios que um gerenciador de e-mails pode trazer sem a necessidade de um alto investimento e processos de implantação complicados. Nosso objetivo é facilitar seus processos e ajudar sua empresa a reduzir custos enquanto garante aumento de performance e crescimento.

    Fale conosco: teste grátis a ferramenta por 15 dias, e receba o suporte de nossos consultores.

    Leave a Comments

     

    Your email is safe with us.
    *
    *