Como escrever um bom e-mail para os clientes

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    Que bom atendimento é a chave para empresas criarem marcas duradouras e imprimirem sua mensagem nos clientes você já sabe. O que pode ser um mistério ainda é como escrever emails o para conquistar aquele cliente difícil, manter um relacionamento de anos com o consumidor fiel e transmitir sua mensagem sempre da maneira mais clara.

    Para aprender como escrever emails será preciso antes de tudo entender muito bem como acontece o processo da comunicação. A falha no entendimento da mensagem que queremos passar é responsabilidade nossa, em grande parte das vezes. A boa notícia é que tem solução e esse artigo vai te ajudar!

    Ruídos de comunicação podem atrapalhar como sua empresa escreve emails

    Para entender como escrever bons emails é preciso compreender que durante o processo de comunicação nossa mensagem nunca é entregue diretamente ao interlocutor.

    Você pode pensar que é diferente na conversa cara-a-cara, mas ainda assim existem diversas coisas que podem influir na maneira que sua mensagem chega a terceiros. Até mesmo a temperatura do ambiente é um fator de influência em como sua mensagem será captada.

    Quando realizamos o atendimento a um cliente precisamos tentar minimizar o efeito desse tipo de coisa. Mas como certificar que seu correio eletrônico vai atingir seu cliente no melhor momento possível? Esse tipo de informação pode ser conseguida qualificando seus leads!

    Aprenda com seus clientes como escrever emails

    Conseguindo mais informação sobre o público será possível enriquecer as personas com que seu marketing trabalha em vários níveis e estreitar o relacionamento da sua marca com clientes.

    Compreendendo seus hábitos online, será possível endereçá-lo nas horas mais propícias do dia, por exemplo. Algumas regras gerais podem ser tomadas como base, porém. Evite realizar comunicações de madrugada, pois por mais que pareça uma boa ideia chegar na caixa de email do seu cliente primeiro isso pode acelerar o arquivamento do seu email entre tantas outras promoções recebidas no dia a dia.

    Aqui, para se destacar será preciso começar a pensar melhor em como sua empresa trabalha os títulos daquilo que manda para os clientes.

    Chame atenção, mas não seja apelativo

    Assim como na comunicação na vida real, tendemos a nos fechar para quem vem com muita sede ao pote. O título do seu email precisa ser como as mensagens que você gostaria de receber! Explicitar do que se trata (pesquisa de satisfação, oferta ou um presente especial, por exemplo) e possuir uma call to action.

    Enquanto as CTAs geralmente ficam no final dos textos, na hora de produzir uma chamada interessante para seu email é preciso trazê-la para o protagonismo. O que vai fazer alguém abrir seu email é uma call to action concisa e irresistível!

    Fale diretamente com as pessoas e prefire cumprimentar seu cliente pelo nome, sempre que for possível. Isso cria um relacionamento especial entre a figura do consumidor e da empresa. Pense que na internet suas palavras devem ser sempre um pouco mais comedidas que na vida real, pois não possuem entonação.

    Passar a impressão de que se importa com aquele cliente em especial pode ser um trabalho difícil para redatores, que devem sempre estar atentos também a qualidade da forma como se expressam.

    Para sua empresa entender bem como escrever emails é preciso desenvolver uma forma de abordar as pessoas que seja semelhante a experiência oferecida na vida real. Isso mostra que sua equipe está em sintonia. Assim como sua empresa definiu para si uma identidade visual ela deve desenvolver um jeito de falar que a represente bem.

    Aprenda com os erros do passado

    Sua empresa já mandou muitos emails que não geraram conversões o suficiente? Talvez seja hora de rever como escrever emails do ponto de vista interno. Quais erros estão ocorrendo no processo e qual está sendo o ruído atrapalhando o potencial de transformar seus contatos com os clientes em relacionamentos comerciais bem-sucedidos.

    Cada empresa precisa descobrir seus pontos fracos, mas observando essas boas práticas dá pra garantir que sua mensagem vai chegar com mais qualidade a seu interlocutor.

    Agora que você sabe o que um bom email precisa ter, você sabe como escrever emails bem melhores! Tem alguma dica que ficou de fora dessa lista? Não deixe de compartilhar nos comentários. Queremos saber a sua opinião

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