Como escrever os e-mails certos para conquistar os seus clientes?

    O e-mail se tornou uma ferramenta importante no processo de prospecção de clientes, de manutenção de contatos e de troca de informações, por isso, passou a fazer parte da estratégia de muitas empresas. Além da rapidez e da eficiência, há uma série de outras vantagens que envolvem o uso do e-mail no ambiente corporativo, como a possibilidade de formalizar propostas e acordos, reduzir custos operacionais com telefonia e marketing, e ainda servir para disponibilizar conteúdo, instruções e soluções interessantes para os potenciais clientes.

    Porém, é preciso ter alguns cuidados para que os e-mails possam de fato, atingir o público-alvo da maneira correta e assim produzir os resultados esperados.

    Confira agora as principais dicas de como escrever e-mails assertivos e conquistar seus clientes.

    Atenção ao campo assunto do e-mail (título)

    O assunto ou título do e-mail é o responsável por fazer o cliente se interessar, abrir e ler a mensagem recebida, assim, é evidente a importância desta etapa. É essencial manter o foco e de forma sucinta, gerar curiosidade e até promover uma certa provocação.

    Elabore uma introdução acertada

    No primeiro parágrafo, é preciso escrever de forma simples e objetiva, uma introdução, exatamente para situar o cliente. Se o e-mail é decorrente de uma conversa por telefone, é necessário reforçar que se trata de uma sequência daquele contato. Se for um e-mail para apresentação inicial, é importante demonstrar as soluções ofertadas, os benefícios e como a empresa ou o produto podem ajudar esse cliente a resolver seus problemas. Vale lembrar que uma boa introdução instiga o leitor a continuar até o final da mensagem.

    Cuide do desenvolvimento

    Parágrafos grandes e sem objetividade afugentam qualquer cliente. Por isso, é fundamental apostar em um desenvolvimento organizado, direto, com informações completas e claras.

    Aposte nos tópicos

    Outra dica importante de como escrever e-mails é utilizar tópicos (ou bullets) para facilitar a visualização e o entendimento das informações. Desta forma, é possível resumir o texto em poucas linhas, concentrando os dados verdadeiramente relevantes.

    Não use letras maiúsculas

    Um e-mail jamais deve ser escrito em letras maiúsculas, pois além de não agradar esteticamente, ainda transmite agressividade. Porém, colocar uma ou duas palavras em letras maiúsculas é uma boa maneira de dar um destaque especial para um determinado assunto.

    Evite gírias e vícios de linguagem

    E-mails profissionais não devem conter gírias. É determinante fortalecer o profissionalismo, a maturidade e o respeito durante todo o contato. Vícios de linguagem também precisam ser evitados, sob pena de demonstrar amadorismo ou falta de qualificação e preparo dos atendentes e vendedores.

    Elimine os erros de português

    Erros de português são inadmissíveis em e-mails direcionados aos clientes. Assim, é preciso estar atento as regras gramaticais e utilizar sempre um bom corretor ortográfico. Realizar uma revisão de todo o texto também é importante, pois além de confirmar a correção do conteúdo, é possível avaliar se a mensagem está realmente convincente.

    Finalize indicando a próxima ação

    Ao final, inclua uma frase persuasiva indicando qual a próxima ação, como uma resposta ao e-mail ou o acesso ao site da empresa. E ainda, uma despedida cordial, deixando também números de telefone e demais contatos, na assinatura. Desta forma, é mais fácil garantir um melhor atendimento e um índice de satisfação maior.

    Sempre responda aos e-mails de clientes

    Uma das tarefas para fidelizar clientes, é assegurar que todos os e-mails sejam lidos e respondidos rapidamente. Muitas vezes, é necessário encaminhar mais informações, esclarecer dúvidas e em especial, atender a reclamações.

    Adote templates

    Os templates são bastante úteis para garantir mais agilidade e também uma padronização de como escrever e-mails e manter contatos com os clientes. Algumas situações típicas, que merecem templates são casos de boas-vindas, confirmação de compra ou pagamento, envio de propostas, atrasos ou informes sobre lançamento de novos produtos.

    E quais são as suas dicas para escrever e-mails capazes de conquistar e fidelizar clientes? Compartilhe conosco suas experiências e sugestões!

    Leave a Comments

     

    Your email is safe with us.
    *
    *