Entenda como funciona o método Inbox Zero!

    O e-mail é uma das formas de comunicação mais antigas da internet. Ele surgiu praticamente junto com a rede e desde então nenhuma forma de comunicação digital conseguiu ser tão eficiente quanto ele. No ambiente corporativo, o envio e recebimento de mensagens eletrônicas é parte fundamental do dia a dia das empresas. Como muitos profissionais recebem centenas de mensagens todos os dias, vários adotam técnicas de Inbox Zero.

    Essas técnicas envolvem uma série de práticas que buscam uma caixa de entrada livre de mensagens inúteis ou não respondidas. Assim, os profissionais podem focar naquilo que é mais importante no seu cotidiano. Quer conhecer mais sobre esse método? Leia o nosso texto de hoje!

    Afinal de contas, o que é Inbox Zero?

    O Inbox Zero é uma maneira moderna de manter a caixa de entrada limpa. Com isso o nível de organização profissional aumenta, assim como os níveis de estresse e ansiedade. Essa prática pode ser adotada por qualquer pessoa, independente do serviço de e-mail que ela usa.

    Para aumentar a sua produtividade com o Inbox Zero, é necessário:

    • Criar filtros para auxiliar a organização das novas mensagens;
    • sempre apagar e-mails inúteis;
    • fazer uso dos filtros de spam para diminuir a quantidade de lixo eletrônico na caixa de entrada;
    • tratar a caixa de entrada como uma lista de prioridades.

    O e-mail é uma importante ferramenta de comunicação, mas não precisa ser a única. Quando você precisar comunicar-se com urgência, dê preferência a uma conversa cara a cara ou pelo telefone. Eles são mais diretos e rápidos.

    Com os filtros de e-mail, você poderá manter a sua caixa de entrada organizada. Eles irão diminuir a quantidade de lixo eletrônico na sua caixa de entrada, assim como de mensagens menos importantes. Dessa forma, você terá mais foco nas conversas que importam e conseguirá encontrar mensagens específicas mais rapidamente.

    Saber dar a prioridade correta a uma mensagem é importante. Diante disso, procure responder prioritariamente as mensagens mais urgentes ou de assuntos mais pertinentes. Para facilitar na sua organização, rótulos podem ser criados.

    Como ser mais produtivo?

    Os primeiros protocolos de e-mail datam da década de 1970. Desde então, novos aparelhos e tecnologias de comunicação foram criados. Ligações via VoIP, aplicativos de mensagens instantâneas ou chamadas em vídeo são apenas alguns exemplos.

    Mesmo assim, ninguém conseguiu substituir completamente os serviços de mensagem instantânea. Eles aparecem como uma forma segura e prática de enviar e receber dados importantes. Além disso, eles permitem que tópicos mais difíceis sejam desenvolvidos em um ambiente complexo e estejam aptos para os desafios da comunicação moderna.

    Justamente por isso, o uso do e-mail tem sido uma constante no mundo corporativo. Saber lidar com várias mensagens sem perder produtividade é um desafio para poucos profissionais. Para auxiliar quem perde muito tempo, técnicas como o Inbox Zero podem ser úteis. Focando naquilo que importa, o profissional será mais produtivo. O uso de métodos diversificados de comunicação e novas soluções, mais integradas e modernas, facilita a troca de informações longe da caixa de entrada.

    E você, anda perdendo muito tempo respondendo a e-mails? Já pensou em utilizar o Inbox Zero na sua vida? Compartilhe conosco!

    Leave a Comments

     

    Your email is safe with us.
    *
    *