Como fazer o planejamento do novo ano na empresa

    Todo começo de ano é um novo ciclo que se inicia. É o momento em que a maioria das empresas busca inovar e implementar mudanças. Esse processo envolve diversas equipes, pessoas, planejamento, orçamento, faturamento, etc.
    Por isso, é importante logo de início, separar um tempo para o planejamento e organização da sua empresa.

    Para uma empresa se manter no mercado e conquistar clientela é preciso investir não apenas em bons produtos ou serviços, mas, principalmente nas pessoas e no atendimento direcionado ao cliente. Para a tomada de decisão, é necessário considerar diversas questões, como: o que será feito, de que maneira, em que momento e se essas mudanças irão afetar diretamente a gestão e o financeiro da empresa.
    Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a organizar esse novo ano em sua empresa:

    Planejamento

    Qualquer mudança ou continuidade na gestão deve ser iniciada com um bom planejamento financeiro. Antes de tomar qualquer decisão, avaliar fluxo de caixa, realizar compras, trocar fornecedores etc, é preciso avaliar o ano que passou e pontuar as prioridades.

    • Veja quais ações tiveram resultados positivos e negativos;
    • Corte gastos desnecessários – muitas vezes as empresas continuam investindo em ações e ferramentas já obsoletas e não percebem que a lógica do mercado mudou. Por isso, pesquise novidades e corte os investimentos que não trazem retorno e atualize as prioridades;
    • Contrate ferramentas que possam te auxiliar na rotina e na gestão, como enContact, o gerenciador de e-mails que pode te oferecer métricas e organização;
    • Por fim, monte o plano de ação – Planejamento Estratégico + Planejamento Tático

    Definição das metas

    Após o planejamento, é hora de definir os objetivos, processos e metas de cada equipe. Converse com os gestores de área para entender os desafios de cada um, como as mudanças afetam o dia-a-dia das equipes e verifique se é necessário algum ajuste ou contratação de alguma ferramenta.

    Acompanhamento e Mensuração

    Assim que tudo estiver encaminhado, o planejamento feito, os objetivos definidos e algumas ações já em prática, é importante acompanhar de perto esse processo e mensurar cada ação realizada.
    Apenas com esse acompanhamento será possível identificar gargalos, possibilidades e obter insights sobre como melhorar os processos.
    Para isso, é importante que você tenha dados e métricas para a tomada de decisão. Por exemplo, você sabe quem são os membros mais produtivos da equipe? Quais estão sendo mal utilizados? Se seu cliente está recebendo o melhor atendimento? Quais os principais motivos de contato dos seus clientes? Se o SLA está sendo cumprido?
    Todas essas informações são cruciais e podem ser coletadas facilmente com uma ferramenta pioneira, como o enContact.
    Com as informações e os dados em mãos você saberá quais atitudes tomar, se faz sentido continuar com o processo ou mudá-lo para obter um maior e melhor retorno.

    Ouça seu cliente

    Muitas vezes acreditamos que estamos fazendo tudo direitinho, porém, ninguém melhor do que o seu cliente para validar seus processos. Ouça seu cliente, faça pesquisas de satisfação e identifique o que pode ser melhorado e novas ações que podem ser implementadas.
    Com a nova lógica do mercado é importante sempre estar ciente de que seus clientes são seus principais vendedores, por isso, oferecer um atendimento de excelência é fundamental para o crescimento de sua empresa e de sua marca.

    Reavalie os processos e objetivos

    Após coletar e analisar os dados referentes às mudanças implementadas, é hora de fazer uma reavaliação e verificar quais processos estão funcionando, quais não estão e como melhorá-los. É hora também de avaliar a equipe e a gestão, fazer um balanço geral, e verificar ajustes pontuais que podem ser feitos.

    Com esses passos é possível garantir segurança na tomada de decisões, agilidade e resultados, sem comprometer o dia-a-dia da empresa e a fluidez das atividades.
    Aproveite essa fase para conhecer nossas soluções em gerenciamento de e-mails, que além de te oferecer organização, oferece métricas e dados importantíssimos para o crescimento de sua empresa. Faça um teste grátis sem compromisso!

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