Self Booking: vantagens e desvantagens para Agências de Viagens

    Quando falamos de viagens corporativas, cifras altas costumam vir à mente.
    Como fazer para que o processo de marcar e preparar tudo para uma viagem não seja um processo extremamente burocrático e prejudique toda a equipe envolvida?
    Uma das alternativas é contratar uma agência ou operadora de turismo, e ter um atendente ou agente de viagens à disposição.
    Esses profissionais podem buscar as melhores ofertas, e condições, ficando a cargo da empresa bater o martelo na decisão.
    Entretanto, colocar um agente de viagem é adicionar mais uma variável na equação.
    Ainda não é muito popular no Brasil, mas, o processo de Self Booking pode ser a solução para os problemas gerados pela atividade de preparar as viagens corporativas.

    Como funciona o Self-booking?

    Ele é um sistema de processo que funciona dando ao colaborador o poder de definir detalhes da viagem, dentro de padrões pré estabelecidos pela própria empresa, num fluxo transparente que facilita tanto a prestação de contas quanto a otimização do tempo de todas as partes.
    Uma agência especializada nesse tipo de processo vai conseguir organizar as ofertas de hotéis, passagens e veículos, dentre outros serviços, em uma ferramenta acessível pelo colaborador que está organizando a viagem. Dessa maneira, o processo fica muito mais ágil pois o colaborador pode escolher, dentre diversas ofertas, a que vá suprir a necessidade dele, enquanto a empresa tem toda a segurança de uma agência especializada fazendo o intermédio dessas solicitações.
    A empresa também poderá definir todas as políticas, desde reembolso a teto de gastos junto à própria agência, garantindo para ela e para o funcionário que não haverá problemas. O colaborador pode programar a viagem da melhor forma possível focando apenas no que importa!
    A economia é a palavra chave quando falamos de viagens corporativas. Esse valor é atualmente um dos 5 maiores gastos declarados por empresas. Com o sistema de self-booking, a empresa vai ter acesso apenas às ofertas com os valores mais acessíveis, poupando o mais valioso dos recursos da sua equipe! O tempo!

    Acompanhamento do uso do Self Booking

    Sua agência utiliza o Self Booking, porém continua recebendo muitos e-mails. Como resolver isso?
    Essa é uma dúvida comum a muitas operadoras que utilizam o self booking. Afinal, a ideia da ferramenta é reduzir a quantidade e a necessidade de contato entre o cliente e o fornecedor. Porém, nem sempre essa redução é atingida e as demandas continuam chegando nos e-mails da equipe.
    Por isso é importante que haja uma ferramenta capaz de oferecer um panorama geral e mensurar como está a utilização do self booking por cada cliente.
    Um bom gerenciador de e-mails pode ser a solução para esse problema! Com enContact gerenciador de e-mails, por exemplo, sua agência ou operadora poderá:

    • Ter métricas e dados concretos de motivos de contato e quantidade de e-mails recebidos desses clientes
    • Organizar sua equipe com base na demanda real
    • Ajustar contratos com clientes
    • Saber quantos e quais clientes com contrato de self booking não estão utilizando o recurso adequadamente

    Trazer a oferta de self booking para a sua agência ou operadora de turismo vai abrir um novo leque de oportunidades e clientes.

    Porém, tenha sempre em mente que é importante haver um sistema e processo de controle do self booking, que garanta que os clientes estão utilizando o recurso corretamente e sem gerar mais custos para a agência.

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