Encantar clientes: como o uso de um CRM pode ajudar

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    Ter clientes fiéis é o objetivo de qualquer profissional da área de vendas, mas as empresas adotam uma estratégia de ofertar massivamente produtos e serviços, que estes clientes não têm interesse ou necessidade. Por outro lado, existem empresas que se esforçam nas pesquisas de satisfação, mas será que apenas essas ações são suficientes para encantar clientes?

    A sua empresa tem os produtos ou serviços certos, as vendas são efetuadas, o preço é justo, a entrega acontece em tempo hábil, mas isso não torna a experiência de compra algo memorável. É necessária uma estrutura certa e muito planejamento para oferecer uma experiência incrível para os seus consumidores, o que muitas vezes pode estar além da capacidade ou desejo de muitas companhias. Saiba como o CRM pode te ajudar nessa tarefa.

    Descubra como encantar clientes no atendimento

    O atendimento on-line é uma tendência no mundo inteiro. O cliente tem cada vez menos tempo para resolver seus problemas, e necessita de um atendimento rápido. A internet tem sido o canal mais eficiente para que o cliente possa encontrar as respostas, suporte ou até mesmo realizar a compra.

    Por isso, independentemente se o seu cliente contatou a sua empresa por e-mail, telefone ou chat, é importante ter controle dos atendimentos. Controlar as filas, manter histórico completo do cliente e registros de atendimentos anteriores — facilitam o trabalho do especialista designado para o atendimento, assim, ele pode se preparar para resolver a solicitação do cliente no menor tempo possível.

    Faça algo inesperado para fidelizar clientes

    Cada vez mais as empresas querem desconstruir a imagem de call center tradicional para algo personalizado. O CRM tem sido a principal ferramenta para ocasionar essas mudanças, uma vez que você tem todos os dados dos consumidores, com atendentes treinados e motivados, o cliente será capaz de perceber o empenho da sua empresa em satisfazê-lo.

    Porém, esses esforços não são garantias de diferenciação, isso porque todas as empresas têm focado as atenções na área de atendimento. Aproveite todas as funcionalidades do CRM para ofertar os produtos ou serviços certos, incentive os principais clientes com premiações e bônus de desconto e faça qualquer outra ação de marketing, que seja capaz de demonstrar que ele (o cliente) é prioridade na sua empresa.

    Aprenda a ouvir o seu cliente

    Encantar clientes, não é simplesmente ter um atendimento impecável, oferecer os produtos certos e presenteá-lo com descontos e brindes. Mas, saber ouvir quando o cliente precisar, por isso a mesma estrutura de atendimento deve ser replicada para o SAC, oferecendo os mesmos canais de contato (telefone, e-mail, chat, site e auto-atendimento, por exemplo). Por isso, esteja preparado para responder todas as reclamações, resolver os problemas e oferecer algum tipo de compensação para o seu cliente, dentro dos SLAs informados pela sua empresa.

    Muitas vezes, os problemas vivenciados pelos clientes, podem ser pontuais. Oferecendo uma segunda chance, como uma cortesia para que o cliente possa experimentar em outra ocasião pode fazer toda a diferença. Acreditamos nisso, porque se o cliente entrou em contato para reclamar, ele ainda tem interesse na sua marca e há espaço para reparar o ocorrido, do contrário ele apenas procuraria a concorrência para comprar o que precisa.

    E você, já sabia como o uso do CRM poderia te ajudar a encantar clientes? Conhece outras técnicas? Compartilhe suas ideias nos comentários!

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