Customer success: conheça essa nova forma de atender clientes

    Customer Success conheça essa nova forma de atender os clientes

    A ideia de ajudar o cliente a fazer mais com o seu produto e continuar satisfeito com o serviço que você presta está diretamente ligada ao conceito de customer success, tática usada por muitas empresas para garantir que os consumidores continuem comprando. Mas o que é isso? Quais são as vantagens dessa abordagem? Como saber se a sua empresa precisa do customer success? E se realmente precisa, como implementá-lo? É isso o que nós veremos agora!

    O que é customer success?

    Customer success é o termo em inglês para sucesso do cliente. Mas o que isso significa? Como alguém tem sucesso com o seu produto? Talvez você pense que é ao usá-lo de modo rápido e eficiente, sem frustrações. Até certo ponto esse raciocínio tem lógica, pois tudo isso influencia no desejo da pessoa de continuar com a sua empresa ao longo do tempo.

    Mas não é só isso. O cliente tem sucesso quando o seu produto o ajuda a reduzir custos, aumentar os lucros, organizar melhor sua vida, se comunicar melhor com outros, ou seja, quando resolve o problema que ele tinha inicialmente, quando resolveu comprar de você. É disso que o customer success trata: ajudar os consumidores a tirar o máximo de valor do produto, apesar de qualquer obstáculo.

    Quais as vantagens dessa abordagem?

    Tratar os clientes dessa forma só traz benefícios para ambos os lados da relação comercial, tanto agora como a longo prazo. Ao passo que notam o valor que as suas soluções trazem, eles terão cada vez mais razões para continuar com você, e a relação profissional passará para outro nível.

    Sua empresa será vista como parte importante da estratégia de sucesso do cliente, ao contrário do atendimento convencional, que muitas vezes envolve esperar que ele entre em contato, já irritado, para tentar resolver o problema.

    O que é preciso para implementar o customer success?

    O primeiro passo é não confundir esse setor com o suporte ou um pós-venda rebuscado — até porque o contato do gerente de sucesso do cliente não acontece só depois que o produto foi vendido.

    O customer success exige profissionais que entendam muito dos produtos que a sua companhia oferece e do mercado em que ela atua, de preferência com boa experiência na área, para garantir que os clientes tenham sempre a disposição um consultor especializado, capaz de ajudá-los a superar qualquer dificuldade inesperada na hora de atingir seus objetivos.

    Outro ponto vital é se certificar de tomar ações pró-ativas, antecipando os problemas e se comunicando constantemente com os clientes, não simplesmente reagindo a eles. Isso faz toda a diferença na maneira como estes vão encarar o produto, sem dúvida, contando muito na decisão deles de continuar fazendo uso dele.

    O customer success é indicado para a minha empresa?

    A ideia de gerar valor máximo para os clientes a fim de que eles continuem leais não pode ser ligada apenas a um nicho de mercado. Ainda assim, a maioria das empresas que vêm trabalhando nesse conceito de fidelização possui um modelo de negócios focado em assinaturas, no qual o público paga um valor mensal para usar a solução contratada.

    Isso acontece porque esses empreendimentos dependem de um volume maior de negócios para se manter lucrativos, mas nada impede que companhias que operam de forma diferente possam se beneficiar por ter uma relação mais estreita com os clientes.

    Sem dúvida, o customer success é uma das melhores táticas para manter o público satisfeito com a sua empresa e de se manter vivo na mente do público. Como você trabalha o customer success? Quais as suas práticas favoritas na hora de acompanhar o cliente? Deixe seu comentário!

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