CRM, por que minha empresa precisa de um?

    Tão importante quanto ter uma cartela de clientes é atendê-los bem e ser capaz de gerenciar a relação deles com a sua empresa. Para isso, um dos recursos mais valiosos é o CRM, um sistema que faz parte do dia a dia de organizações de todos os tamanhos e segmentos. O que faz um CRM? Como saber se a sua empresa também precisa de um? É isso o que veremos neste artigo!

    O que é um CRM

    Um Customer Relationship Management (CRM ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) concentra informações importantes sobre eles e facilita muito a comunicação — seja na hora de resolver um problema ou de oferecer uma nova solução.

    Muitas empresas ainda acreditam que tudo isso é possível só com o uso de planilhas. Mas a realidade é que planilhas não são feitas para ajudar na construção de relações duradouras.

    Quais são as vantagens do CRM

    Existem várias razões para escolher um bom CRM em vez de recorrer a planilhas. Veja algumas das vantagens que ele pode trazer para o seu negócio:

    Distribui melhor as informações

    Um problema muito comum na relação com os consumidores tem a ver com a falta de informações importantes sobre o cliente, seu histórico de atendimento e outros detalhes. Um CRM resolve essa questão ao centralizar todas as informações no mesmo lugar.

    Melhor uso do tempo

    Com todos os contatos bem organizados, sobra tempo para trabalhar de modo mais completo e se desenvolver profissionalmente em vez de ficar procurando as mesmas informações vez após vez. Pense em todos os clientes que a sua empresa tem e em todos os colaboradores que ganharão tempo com um sistema assim. Um grande aumento na produtividade, não é mesmo?

    Integração total, o tempo todo

    Ao usar um CRM, a sua equipe terá as informações sempre atualizadas, em tempo real, e todos terão acesso a elas ao mesmo tempo — ao contrário dos métodos manuais. Essa integração permite que a gestão do relacionamento com a clientela seja feita de modo suave e profissional.

    Como saber minha empresa precisa de um CRM

    Alguns sinais de que você precisa de um CRM são:

    Dificuldade em organizar as informações

    O volume de dados está ficando grande demais e já está perto de causar confusão na hora de se comunicar com os clientes? É hora de escolher um CRM.

    Problemas para estreitar a relação com os consumidores

    Se está complicado se aproximar dos clientes e conseguir que eles façam o mesmo, um CRM pode ser o que você precisa, já que ele é criado para facilitar relacionamentos duradouros e bem-sucedidos.

    Falta de inovação e dinamismo

    Se a sua empresa parece sempre reagir às situações — e nunca consegue se antecipar a elas —, adotar um CRM ajudará a identificar padrões para que seja possível, enfim, inovar no mercado.

    O CRM é muito mais que uma solução passageira ou superficial, mas uma ferramenta poderosa de negócios que facilita muito o dia a dia das operações e ajuda a aumentar a lucratividade da empresa.

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