Como o uso do e-mail pode melhorar a experiência do consumidor?

    Em um mercado cada dia mais competitivo, as empresas buscam com muito empenho se diferenciar e surpreender os seus clientes, não é mesmo? Pensando nisso, elas se apropriam de diversas plataformas para desenvolver a experiência do consumidor, de modo que ela seja agradável e faça com que ele volte outras vezes.

    O e-mail, por exemplo, ainda é ignorado e pouco explorado por muitas organizações, mas pode ser um grande diferencial para o cliente, potencializando a experiência do consumidor. Descubra agora mesmo o que fazer para que esta ferramenta seja sua maior estratégia!

    Fidelize o cliente

    O processo de fidelização do cliente é longo e, se você trabalha nisso, sabe como pode ser árduo. Ele começa quando alguém é convencido a utilizar o seu produto/serviço e passa por todas as etapas da experiência que este consumidor tem com a sua empresa. Se esse processo for positivo, ele provavelmente vai optar pela volta quando precisar.

    Ainda que tudo corra bem, vale lembrar: os consumidores de hoje gostam muito de se comunicar através das novas tecnologias, portanto, é muito importante explorar esse meio. Isso mesmo, mesmo que a experiência tenha sido bem-sucedida!

    O e-mail é uma das formas mais simples e eficazes de atingir o seu cliente, principalmente quando acontece de forma ágil e com qualidade. Esta ferramenta pode fazer com que o ele se sinta cuidado e o melhor: tudo isso sem gastar muito!

    Fuja dos e-mails automáticos

    Como falamos, é muito importante estabelecer o contato com seu consumidor. Mas nada daqueles e-mails automáticos encaminhados para toda a sua lista de contatos, pois isso pode ser muito frustrante para seu cliente.

    Afinal, fidelizar esses consumidores que já tiveram uma experiência com a sua marca é uma opção muito melhor que lutar para conseguir novos.

    Mantenha um contato direto

    O consumidor se sente valorizado por ter um contato estabelecido diretamente com ele. Pensando nisso, listamos algumas dicas e truques para você implantar na sua empresa:

    Seja solícito

    Desenvolva a agilidade e surpreenda o seu cliente. Em um mundo altamente tecnológico, é muito importante comunicar com rapidez. Pensando nisso, você precisa responder o seu cliente quase simultaneamente, resolvendo todos os problemas ou dúvidas que surgirem. Portanto, fique ligado!

    Você pode explorar o e-mail de maneira diferente, compartilhando promoções ou até mesmo agradecendo alguma compra. Pode ainda perguntar como foi a última experiência com sua empresa.

    Ofereça o canal aberto

    Se você consegue explorar o e-mail de forma correta, provavelmente consegue fortalecer o relacionamento com seu cliente. Para você ter uma noção mais ampla, uma pesquisa recente revelou que 54% dos consumidores online recomendam uma empresa depois de receber um e-mail ou algum tipo de contato da empresa. Portanto, como você pode perceber, se fizer isso de maneira inteligente, pode obter ótimos resultados!

    Faça a segmentação

    Na hora de disparar os e-mails, não se esqueça de segmentar em faixa etária e grupos. Essa é uma maneira eficiente de atingir os grupos de maneira mais assertiva, concorda?

    Tenha uma motivação

    As pessoas que assinam newsletter ou querem receber e-mail, têm duas motivações gerais: receber descontos e promoções ou avisos de novos produtos. Portanto, dê o que elas procuram! Elas não forneceram o e-mail para a sua empresa sem motivo, pelo contrário, elas têm alguma expectativa do que você vai mandar!

    E agora, já aprendeu como potencializar e fazer com que a experiência do consumidor seja ainda melhor? Percebeu como o e-mail pode ser um grande aliado? Não perca mais tempo e comece agora mesmo a explorar esse benefício! Leia também o nosso artigo: 6 passos para garantir um bom atendimento ao cliente!

    Leave a Comments

     

    Your email is safe with us.
    *
    *