Como liderar uma equipe de forma remota?

    Essa é uma dúvida que está preocupando muitos líderes e gestores. Afinal, como saber o que cada um está fazendo, como dar o suporte necessário e garantir os prazos sem estar todos juntos?
    Nossa primeira dica é garantir uma comunicação eficaz e assertiva. Defina com a equipe qual será o canal utilizado para comunicações rápidas – dúvidas, feedbacks, distribuição de tarefas. Há várias opções de ferramentas de mensagem instantânea como Slack, Skype, Hangouts, e até mesmo o WhatsApp.
    No caso de criação de grupos garanta que as regras sejam seguidas, e aposte nas marcações e separação de mensagens por palavra-chave.

    Nossa segunda dica para garantir o bom andamento dos trabalhos é a administração do tempo.

    Você já deve ter visto alguns vídeos e memes de pessoas que encontraram forma de “fingir” que estão online.
    Então você já deve ter percebido que estar online 100% do tempo não significa que a produtividade também está 100%. É necessário entender que o home office pode ser algo muito novo para a maioria das equipes, e ficar conectado e disponível integralmente – tendo que conciliar a rotina da família em casa, as preocupações com o isolamento e o ambiente que muitas vezes não é o ideal – pode acabar trazendo mais prejuízos do que benefícios.
    Por isso, o ideal é definir entregas periódicas (no período que julgar o melhor).
    Se você está preocupado sobre como sua equipe atenderá os clientes, se cumprirão o SLA e como definirão as prioridades do atendimento, conheça enContact! A ferramenta de atendimento via e-mail que organiza a caixa de entrada, ajuda a cumprir o SLA, tem interface para tratamento de e-mails em equipe e ainda te dá todos os relatórios com métricas e dados!

    E como gerenciar metas e prazos da equipe remota?

    Quando falamos em equipes remotas é importante se atentar à necessidade de criar uma comunicação que traga um senso de comprometimento e unidade. Por isso, líderes e gestores podem definir as metas e os prazos junto com a equipe, acordando também a divisão de tarefas, quando necessário.
    Dessa forma, todos da equipe entenderão quais os objetivos, e compreenderão seu papel dentro do plano de trabalho.

    Faça reuniões online e periódicas

    Nesse período de isolamento, o contato online com outros membros da equipe pode ser um bom recurso para manter todos focados nos objetivos.
    As reuniões devem ser periódicas – diárias ou a cada 2 dias – e breves. E por que?
    Pois é importante podermos olhar para nossos colegas, atualizar a todos sobre o andamento dos trabalhos, discutir soluções e desafios.
    Além disso, as reuniões permitem que todos tenham um panorama geral de tudo que está acontecendo, ficando mais fácil de organizar as tarefas no home office.

    Você e sua equipe já utilizam ferramentas de organização como o Trello ou Asana?

    Ótimo! Se não, é hora de começar a usar.

    Manter a organização do workflow é fundamental para o bom andamento dos trabalhos. Além disso, é a melhor maneira de líderes e gestores acompanharem tudo o que está sendo feito, identificarem onde estão os gargalos e solucioná-los.
    Para a liderança e gestão de equipes que trabalham juntas e presencialmente essa forma de controle já é muito necessária, quando falamos em trabalho remoto, ainda mais!

    Sabe outra ferramenta que vai te permitir saber como está o atendimento aos seus clientes? enContact! Com enContact você sabe exatamente qual membro da equipe está responsável por cada atendimento, qual o tempo médio de resposta e quais os principais motivos de contato dos seus clientes.

    Evite o Microgerenciamento

    Perguntar a todo instante para sua equipe no que cada um está trabalhando, em que pé estão as tarefas, e tentar controlar tudo o tempo todo não apenas é prejudicial à equipe, mas também aos líderes e gestores.
    O microgerenciamento já não é uma prática ideal no dia-a-dia comum, mas com uma equipe remota não basta virar para o lado e perguntar alguma coisa. Tanto gestores quanto a equipe precisam perder tempo para enviar uma mensagem, trocar de janela, responder, e interromper uma tarefa que pode exigir muita concentração.
    Já mencionamos que esse período atípico está sendo um período de adaptação para muitas pessoas, e o microgerenciamento pode atrapalhar mais do que gerar resultados.

    Uma boa solução

    O período que estamos vivendo trouxe muitas mudanças e necessidade de adaptação às empresas. Porém, o atendimento aos seus clientes não pode ser afetado, principalmente agora.
    Se seu atendimento já apresentava problemas é possível que os desafios agora sejam ainda maiores. Agora, se seu atendimento estava bom, é possível que agora apareçam novos desafios.
    enContact é a ferramenta de atendimento via e-mail que pode te ajudar! enContact é totalmente online, e pode ser acessada por todos os membros da equipe de onde estiverem. Além disso, se sua equipe utiliza uma mesma caixa de entrada, enContact organiza todas as mensagens.
    O melhor de tudo? Nenhuma mensagem some ou pode ser apagada, trazendo muito mais tranquilidade para os gestores que estão com equipes em Home Office.

    enContact também te entrega relatórios de produtividade, motivos de contato e SLA, com apenas 1 clique, facilitando a compilação e análise dos dados de seu atendimento.
    Além de relatórios e acompanhamento online, os usuários visualizam quanto tempo falta para o tempo de resposta de cada e-mail expirar, ajudando na organização das prioridades.
    Experimente agora! Fale com nossa equipe ou acesse nosso site!

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