Como e por que manter um bom relacionamento com seus clientes

    O padrão de consumidor muda de acordo com o tempo, hoje, temos um consumidor exigente, conectado, com o poder de decisão a um clique de distância e com muitas oportunidades de mudar de ideia. E como lidar com uma situação em que o consumidor está o tempo todo cercado de oportunidades? Como conquistar a atenção tão disputada por esse cliente tão exigente?

    A resposta simples: mantenha um bom relacionamento desde o primeiro momento!

    Estar onde o seu cliente está, e no momento que o seu cliente precisar já deixou de ser um diferencial. Hoje, pode ser considerado o mínimo para que você consiga a atenção e fidelizar a relação com o seu cliente.

    Analisar o contexto que você faz parte e suprir as necessidades do seu cliente sem que ele precise buscar no seu concorrente é fundamental.

    No ramo dos e-commerces a disputa pela atenção do cliente fica ainda mais acirrada. Por ser uma loja em que a experiência do usuário acontece sem interferência da empresa, é essencial que tudo esteja preparado para produzir uma boa experiência assim que o consumidor tiver o primeiro contato com o seu site.

    Se lembra que falamos sobre estar disponível para tirar as dúvidas do seu cliente? Por isso é importante ter uma maneira de estar sempre disponível caso ele precise de algum auxílio.
    Numa relação tão dinâmica e com essa fragilidade inicial, a palavra de ordem é Confiança.

    Os e-commerces já superaram a barreira da confiança sobre compras virtuais. Entretanto, se o consumidor não tiver confiança na sua empresa para prosseguir a compra, por conta de qualquer problema de relacionamento, ele não hesitará em fechar negócio com o seu concorrente. Um bom relacionamento se baseia em ter práticas convenientes para o seu cliente e um serviço de qualidade que faça jus a sua marca.

    Uma das principais reclamações de clientes é a falta de agilidade e cuidado no pós venda. Se você quer que seu cliente volte a fazer negócio, é fundamental que a comunicação se mantenha rápida, certeira e cordial.

    Por isso, organize sua equipe, evite manter as caixas de e-mail lotadas e adote ferramentas de controle, gestão e organização sempre que necessário.

    Estar em todos os lugares significa estar onde o seu cliente está! Então, é importante que a sua marca tenha uma presença nas redes sociais para estar sempre com o seu cliente quando ele estiver por lá, para tirar dúvidas, para fornecer um conteúdo interessante ou para se manter presente para o seu cliente, essa interação pode te trazer informações sobre qual o tipo de conteúdo e interação melhor reage com o seu cliente, te permitindo ações mais assertivas!

    Manter um bom relacionamento não é fácil. Mas é algo que define a vantagem em um mercado tão competitivo. Um relacionamento humanizado e único com o seu cliente reforça um sentimento muito positivo e é metade do caminho da fidelização desse cliente.

    Além dos seus clientes, manter um relacionamento com os seus colaboradores também é imprescindível. Eles serão a voz com quem os seus clientes vão conversar e essas ideias precisam estar claras para eles e firmes no espírito corporativo da sua empresa.

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