Trabalho remoto – Como coordenar essa nova modalidade?

    Das mudanças que a tecnologia proporcionou para o mundo corporativo, o Home Office sem dúvidas ganhou muita força nos últimos anos.
    Com conexões de alta velocidade, empresas trabalhando em diversos fusos horários, produtos digitais surgindo a cada dia assim como espaços compartilhados, e a praticidade de resolver questões sem sair do conforto de nossas casas ou coworking , é bem compreensível que esse método de trabalho tenha ganho tanta força.
    Mas, quais outras opções existem?

    O Home Office parte do princípio de usar o ambiente de casa como um escritório próprio. Determinados serviços podem ser desenvolvidos sem maiores problemas com essa iniciativa, Designers, Jornalistas, Redatores, entre outros podem usar um ambiente confortável e conhecido para aumentar a inspiração.
    Mas, se precisamos fazer uma reunião de negócios, ou fazer uma chamada e precisamos de um local privado para isso, como adaptar?

    Pensando nisso, surgiram os locais de Coworking.
    Alugar um local para uma pessoa é muito mais caro do que dividir um local entre várias pessoas.
    Então os espaços de Coworking funcionam como uma república para empresas, onde você usar de uma estrutura pensada para trabalhar, como um escritório, mas, tendo a companhia de outras pessoas que estão numa situação parecida.
    Os espaços de Coworking apostam na convivência entre diferentes empresas para aumentar as possibilidades de negócio, e criar um ambiente mais propício para o trabalho. Assim como em um condomínio, há regras a serem seguidas por todos para garantir a boa convivência.

    É claro que variações desses modelos nasceram – e não tão confortável quanto a sua casa nem tão corporativo quanto um Coworking – os Cyber Cafés ganharam bastante espaço para os profissionais poderem fazer reuniões mais descontraídas, e trabalharem usufruindo de conexões rápidas e tomadas disponíveis.

    O trabalho remoto está cada vez mais valorizado, pois além de beneficiar a produtividade da equipe, auxilia muito na redução de custos das empresas.
    E é claro que com tantas possibilidades de trabalhar remotamente, a comunicação se faz necessária.

    Hoje, com equipes remotas em diversos locais do globo é muito fácil cair na comodidade dos serviços de comunicação imediata. Mas, não é sensato mandar uma mensagem para alguém que está horas a frente ou atrás do seu horário sem levar em consideração as rotinas de trabalho da pessoa.
    Além disso, mesmo que seu colega esteja na mesma cidade, ou até no mesmo bairro que você, utilizar apenas os recursos de mensagem instantâneas é passível de diversos problemas – possibilidade de as conversas se perderem (se não houver backup), dificuldade de encontrar tópicos específicos, o profissional fica mais suscetível a esquecer demandas e prazos, entre outros.

    Então, como coordenar ou fazer parte de uma equipe mista assim?

    Indispensável nessa situação é a possibilidade de os profissionais terem à disposição ferramentas de controle e organização. O e-mail hoje serve tranquilamente como uma ferramenta de comunicação entre times, possui diversas ferramentas de categorização, além de servir como um arquivo, permitindo guardar tão facilmente uma conversa ou definição, quanto recuperar essa conversa em meio a tantas outras que aconteceram.

    Os gestores também precisam saber como o time está caminhando!

    Por isso, poder receber e acessar relatórios e métricas rapidamente é fundamental para que a gestão dos processos e projetos não fique comprometida. Novamente, para esse desafio existe uma solução muito simples – enContact Gerenciador de e-mails.
    Com enContact é muito mais fácil manter tudo sob controle e coordenar equipes em trabalho remoto.
    enContact além de auxiliar a equipe em seus processos e organização sem a necessidade de reuniões extensas e sem a necessidade de estarem todos do time presentes, também é capaz de extrair todos os dados necessários aos gestores:

    • Controle de SLA
    • Saber o que cada membro da equipe está fazendo
    • Saber se alguém está sobrecarregado ou sendo sub-utilizado
    • Saber quais as principais demandas que estão surgindo dos clientes
    • Potenciais problemas
    • Nenhuma conversa some ou pode ser apagada

    Ferramentas de comunicação como WhatsApp, Telegram e outras são ótimas para uma comunicação mais informal, mais imediata, mas não são indicados para fazer uma gestão fina de assuntos delicados ou decisivos.

    O e-mail é ainda indispensável, mas diferentemente de gerenciadores comuns, enContact é a evolução do e-mail corporativo! Se você busca uma solução para te auxiliar no trabalho remoto, fale com a nossa equipe e conheça mais!

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