Seus clientes são seus melhores vendedores

    O Marketing boca a boca, ou Buzz Marketing, é uma das mais antigas formas de marketing e é tido como uma das mais efetivas por ser feita, em sua maioria, de forma espontânea pelo cliente.
    Tão antigo quanto o Marketing em si, o marketing boca a boca ganhou força e popularidade na década de 50 após a guerra, no período em que as mulheres saíram das fábricas, com o fim do esforço de Guerra.

    Empresas como a Tupperware identificaram uma força de venda potencial, e assim, através dos catálogos, as vendas estouraram. O marketing feito pelas vendedoras que eram parte de círculos de amigos era tido como eficaz por se basear na confiança que elas tinham entre conhecidas e amigas.
    Hoje, de forma diferente, empresas se valem do buzz para se manter na cabeça dos consumidores. Mas, num tempo em que todos têm o acesso tão imediato a informação, opiniões e uma variedade muito maior de produtos e serviços, como se diferenciar da grande massa?

    A chave está no bom atendimento. Um atendimento pessoal e personalizado é sempre bem visto, mas um bom atendimento é aquele que resolve de forma efetiva e em pouco tempo a questão apresentada pelo cliente.

    Sua empresa pode ter um bom serviço ou produto, mas, se a experiência de um cliente for negativa, isso vai afetar o desempenho do todo. O buzz marketing funciona para divulgar de forma positiva, mas também serve como a arma do consumidor para espalhar de forma eficaz uma reclamação ou má experiência. Portanto o atendimento é fundamental.

    Como a empresa pode evitar que um cliente fique frustrado, tenha uma boa experiência e consiga transformar um cliente em um “arauto” da marca?

    Manter a qualidade do serviço e do atendimento alta é a melhor forma possível. Estar disponível para o cliente onde ele está e garantir que suas questões sejam ouvidas e tratadas da melhor maneira possível e com bastante agilidade.
    No fim, quem tem o maior poder, é sempre o cliente. E é ele quem detém a maior força na cadeia – afinal, ele é o produtor e o receptor do marketing boca a boca. Não existe um marketing melhor do que um bom atendimento.
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