O essencial da Liderança

Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando te perguntam sobre o que é o mais importante para uma equipe funcionar bem?
Muitas coisas são de fato importantes, mas talvez a mais indispensável seja a posição de Líder! Quem vai ocupar essa posição? Quais as suas competências?
Em alguns casos é normal pensar que o colaborador mais competente seja a melhor indicação, mas essa pode ser uma decisão extremamente equivocada. O principal papel do líder é extrair o melhor do mais imprevisível dos materiais, outros seres humanos!

Mas como melhor definir como preencher a posição de líder? Qual o Essencial da Liderança?

1. Saber lidar com pessoas

A maior parte do trabalho de um líder é… liderar! Portanto é essencial que esse profissional saiba lidar com os diferentes tipos de pessoas que ele pode ter em sua equipe. O líder deve saber quais as forças de cada membro da equipe e também deve ter visão analítica para identificar os pontos a serem melhorados. Lidar com pessoas muitas vezes é visto como um talento, mas na verdade é uma habilidade que pode ser refinada.

2. Mediar conflitos

Muitas vezes um líder vai ser colocado em situações em que deve mediar conflitos, tanto dentro da equipe quanto na hora de tomar uma decisão ou negociar com outros departamentos da empresa. Nessas situações, está nas mãos do líder analisar as opções possíveis e tomar a melhor decisão para a sua equipe e para a empresa! Está nas mãos desse profissional fazer com que pessoas com visões diferentes trabalhem em prol de um mesmo objetivo!

3. Conhecer o produto ou serviço!

É esperado que um líder seja expert em seu trabalho, certo?
Nem sempre!
Sim, é essencial que o líder saiba como executar o trabalho, mas por vezes, vemos profissionais que eram ótimos desempenhando papéis operacionais se tornarem péssimos líderes. O reconhecimento deve ser dado aos colaboradores que desempenham um ótimo trabalho, é claro, mas o papel de liderança é um fardo pesado a ser carregado se não temos o profissional preparado para essa posição.
Estar na posição de liderança não significa saber fazer tudo, mas saber como decidir qual o melhor caminho tomar e como extrair o melhor de cada colaborador!

4. Treinamento

Assim como qualquer profissional, o líder não pode confiar apenas em seus sucessos passados ou em seus talentos natos. É preciso treinamento!
Como vimos o líder deve ser capaz de gerenciar toda a equipe, antecipar problemas, saber motivar a equipe e utilizar o melhor de cada colaborador em prol do dos resultados esperados, sempre mantendo a calma.
Além disso, todo líder deve ser capaz de analisar dados e traduzi-los em ações. Sem essa habilidade, o papel de liderança se torna incompleto, e você corre o risco do seu líder se diluir no trabalho operacional (afinal, quantas vezes você já presenciou profissionais com papel de liderança sendo apenas mais um membro da equipe, e realizando trabalhos pontuais e operacionais?).
Ou seja, para que haja essa mudança no mindset é necessário treinamento!

A diferença na forma que um líder atua e é visto é o que vai definir sua posição em uma equipe de sucesso, ou como um chefe lembrado pelos funcionários apenas por episódios negativos.
Conte para nós o que, para você, define um líder? E quais são os líderes que te inspiram?

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