KPI’s – o que são e para que servem

    A melhor ferramenta de gestão já pode estar na sua mão, mas você precisa das informações certas para poder ter resultados!

    1. O que é KPI?

    Quando estamos estudando maneiras de aumentar a eficácia de um projeto ou de uma equipe, é normal ouvirmos falar das KPI’s. De fato, as Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance, são muito eficientes e de alta ajuda para gestores quando utilizadas corretamente. Entretanto, podem facilmente se tornarem um amontoado de dados sem muita coerência.O que fazer para utilizar esse conhecimento da maneira correta?

    2. Qual a relação entre métricas e KPI?

    Cada métrica disponível é uma KPI em potencial, mas apenas as métricas essenciais ao seu projeto devem ser definidas como tal. O excesso de dados vai prejudicar o seu foco e consequentemente sua gestão ou tomada de decisão sairá prejudicada.

    3. Como definir o melhor KPI?

    Pense simples, e comece do começo, qual a importância do seu projeto? Retorno financeiro? Esse pode ser um bom KPI, quanto de dinheiro está retornando para você.
    Os KPIs precisam ser fáceis de entender por todos da equipe e precisam deixar claros se os objetivos estão sendo alcançados ou não.
    Outro exemplo de KPI é: Aumentar a relevância da minha marca, ou, aumentar as interações nas redes sociais. O KPI auxilia na tomada de decisão por serem informações precisas que são claras em dizer se algo está ou não dando o resultado esperado.

    4. Persistência e erro levam à perfeição!

    Mesmo com todo o preparo é normal que você cometa erros, e os erros são uma ótima ferramenta de aprendizado. Sabendo disso, teste!

    Teste muito, promova testes das KPIs e descubra que muitos dados podem sair de locais que não pareciam ter nenhuma informação a acrescentar. Mas o mais importante, defina a KPI do seus testes! E saiba quando esse teste está dando resultado para não continuar insistindo caso o retorno seja inviável.

    5. Ao alcançar a meta, não dobre!

    Ao definir uma meta para a sua KPI pode ser que você tenha um resultado astronômico ou ínfimo em relação à sua meta traçada. Não se assuste, não dobre e nem corte pela metade a sua meta (ainda).

    Analise calmamente os dados para verificar os motivos dessa discrepância nos resultados em comparação às expectativas. O erro ajuda no aprendizado, então aceite essa chance para poder entender onde as mudanças são necessárias. Às vezes precisamos alinhar as expectativas antes de apontarmos para um erro no processo!

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