KPI’s – aliados de qualquer empresa

    Quando estamos gerenciando uma equipe, uma pessoa ou toda uma empresa, é fato que precisamos ter uma forma de medir soluções e avaliar se as medidas estão sendo efetivas.
    Para analisar, temos diversas maneiras, e uma das mais eficientes é a análise dos KPIs.

    Key Performance Indicator, Indicadores Chave de Desempenho, são métricas que podemos analisar para determinar o sucesso de uma ação, produto, departamento ou o que você precisar.

    Métricas, é claro, não devem ser confundidas com KPIs. Métricas por si são dados muito importantes, que podem ser selecionados como indicadores, mas precisamos antes entender como analisar esses casos.

    Os KPI’s são uma excelente ferramenta para mensurar o sucesso de determinados processos, sempre com foco em como estão sendo feitos. Assim, o KPI permite às empresas, por exemplo, avaliarem como estão seus processos para que seus objetivos sejam alcançados. Já falamos um pouco sobre isso nesse artigo.

    Então, abaixo seguem alguns exemplos de KPI para você implementar!

    KPI de Atendimento

    Se você está buscando uma melhoria no seu canal de atendimento é possível que menos e-mails recebidos não necessariamente sejam um bom sinal. A quantidade de e-mails aumentar ou diminuir tende a acompanhar o crescimento da sua empresa. Então, como analisar melhor se o seu atendimento está performando como esperado?
    Podemos analisar então a quantidade de e-mails respondidos dentro do prazo acordado no SLA! Ou, a quantidade de e-mails necessários para a solução de um problema.
    Essas informações são métricas que podem ser transformadas nos seus KPI para a análise do Atendimento.

    KPI de Vendas

    Se seu foco é aumento de vendas como analisar corretamente as métricas para definir um KPI do setor?
    Uma das métricas que podem ser analisadas é o ticket médio, como os vendedores estão performando? Analisar apenas a quantidade de vendas pode não ser o ideal, mas, novos clientes e a quantidade de follow up podem te dar um panorama importante. Ou seja, quantos contatos são necessários até concretizar a venda.

    KPI Financeiro

    Mesmo o departamento financeiro, cheio de números e métricas bem definidas, pode escolher as mais importantes e relevantes e transformar em seus indicadores chave.
    Mas, dentre tantos, qual escolher?
    O crescimento da receita pode ser analisado comparando a receita de um período à receita no mesmo período anterior. Com esse dado simples é bem fácil de analisar o crescimento ou redução de receita.

    É claro que essas são algumas dicas com alguns KPIs apenas, dentro da sua necessidade você pode analisar outros Indicadores ainda melhores. A grande questão é saber exatamente quais suas necessidades, seus objetivos e metas. Por isso, conheça bem seu negócio e tudo que o envolve.

    Qual a sua necessidade? Seja ela qual for, nós podemos te ajudar. Fale conosco!

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