Ferramentas de gerenciamento de processos

    Você já ouviu falar em gerenciadores de processos?

    Softwares pagos ou gratuitos que são estruturados pensando em diversas formas de se estruturar um processo para que ele seja mais funcional. E com a vantagem de poderem ser compartilhados entre diversas pessoas e times para que todos saibam das etapas, prazos e objetivos.

    Os mais simples e comuns de achar são, por exemplo o Asana e o Trello, duas ferramentas similares em finalidade, porém, muito diferentes em usabilidade.

    O Asana funciona em uma linha de Fluxo de Trabalho, um processo desenhado segue uma estrutura pré definida e precisa sempre passar por algum aval para passar para frente, isso, quando bem estruturado e com uma equipe que entenda claramente o andamento do processo, é extremamente benéfico.
    Essa visão, entretanto, pode ficar muito mais problemática quando a equipe não colabora com o processo, e isso pode acontecer por diversos motivos, desde um processo confuso a um não entendimento geral de como o processo funciona.

    É uma via de mão dupla, e o Asana, por ser um software colaborativo, funciona muito melhor quando os todos da equipe trabalham para que ele funcione.

    O Trello, supramencionado, funciona de uma maneira mais aberta, permitindo que você crie quadros e os organize como quiser. Ele pode ser um terror ou uma maravilha, tudo depende da sua compreensão e estruturação do sistema.

    Mas ele permite uma estruturação de diversos modelos de trabalho, como um Workflow ou modelos como o Kanban que se baseiam em blocos de tempo para prever demandas. Mas como as opções são muito abertas, você pode estruturar da maneira que melhor funcione para você.
    Em ambos os casos, os processos para funcionar dependem, entre outras coisas, da colaboração de todos.

    Há outros softwares? Claro!
    No mundo corporativo existem outros que são os BPM (Business Process Managers, ou Gerenciadores de processos de Negócios) que te oferecem diversas maneiras de ajustar os seus processos.

    A Microsoft possui o Visio, existem outros com o Mavin que permite até que você estruture seus processos de forma a extrair seus KPIs!

    Tudo cabe um estudo e uma análise do seu caso, há empresas que precisam passar por diversas ferramentas até achar a que mais se encaixa, e há empresas que se adaptam facilmente com qualquer uma, a depender da equipe e dos processos de trabalho, tudo é possível.

    Sempre tendo em mente o objetivo de aprimorar o que está sendo feito! E se estiver com dificuldades para estruturar seus processos conheça enContact!

    Nós podemos te ajudar!

    Leave a Comments

     

    Your email is safe with us.
    *
    *