6 passos para garantir um bom atendimento ao cliente

    X passos para garantir um bom atendimento ao cliente

    Dedicar tempo e recurso para investir no bom atendimento ao cliente é uma atitude que pode mudar seu negócio. Pense bem: esse tipo de atitude ajuda na fidelização da clientela e ainda passa uma boa imagem para seus potenciais consumidores. E com o e-commerce não é diferente. Mesmo que comprem e o paguem sem sair de casa, as pessoas ainda querem sentir seguras e importantes. Portanto, saber de antemão quais são os procedimentos para um bom atendimento é imprescindível para o sucesso. Para te ajudar nessa tarefa, listamos os 6 passos para garantir um bom atendimento ao cliente. Confira:

    Ouça o cliente

    Antes de tomar qualquer atitude, ouça o cliente e entenda o que ele realmente precisa ou deseja. Só assim você conseguirá deixá-lo satisfeito. É importante saber o que o motivou a entrar em contato com a empresa e o que ele espera dessa relação. Investigue o que está acontecendo para encontrar uma solução eficiente da maneira mais rápida possível.

    Resolva o problema

    Quem tem um empreendimento sabe que nem sempre o cliente tem razão. Ainda assim, tente se colocar no lugar dele e, em vez de justificar o ocorrido e agir de maneira defensiva, solucione o problema. Se você recebeu alguma reclamação, deixe o orgulho de lado e tenha foco em resolver a questão apresentada. Isso pode ser muito importante para o cliente — e, portanto, deve ser importante para a sua empresa também.

    Seja claro

    Uma das maiores dicas para oferecer um bom atendimento ao cliente é ser sincero, desculpar-se pelo ocorrido e dizer como e quando o problema será solucionado. Assim, o cliente se sentirá seguro e despreocupado — o que, obviamente, aumenta sua confiança na empresa.

    Tenha respeito e educação

    Pode ser que você precise lidar com alguns clientes que perdem a cabeça de vez em quando. Se isso acontecer, é muito importante manter a calma sempre. A vantagem do atendimento on-line, nessas situações, é a possibilidade de respirar fundo, colocar-se no lugar do cliente e respondê-lo com educação. Mesmo em casos de uma simples dúvida, é fundamental pensar como você gostaria de ser tratado.

    Mantenha o contato

    Uma das regras do bom atendimento ao cliente é acompanhar o seu problema até que seja resolvido e garantir que ele fique satisfeito com a solução. Se não há nenhum problema, mantenha contato no pós-venda para saber se a pessoa gostou do produto ou do serviço.

    Antecipe os problemas

    Ter uma postura proativa em vez de reativa pode poupar bastante tempo e dinheiro — além, é claro, de evitar que os clientes fiquem muito insatisfeitos e façam reclamações em sites e redes sociais, por exemplo. Existem soluções que cuidam do atendimento ao cliente e que otimizam essas práticas via chat, e-mail e telefone.

    Muitas vezes, o bom atendimento ao cliente pode ser o diferencial entre a sua empresa e os concorrentes. Investir em um bom serviço de contato com o consumidor é uma das maneiras de garantir satisfação e credibilidade para atrair a clientela.

    E você, tem alguma outra dica para garantir um bom atendimento ao cliente? Conte para nós nos comentários!

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