5 erros no atendimento que podem ser evitados com o treinamento adequado

    Não é incomum que funcionários se esqueçam de suas funções ou que façam adaptações de acordo com as suas necessidades. No atendimento isso não é diferente, o que pode fazer com que clientes recebam tratamentos diferentes ou incorretos. Para evitar que isso aconteça o treinamento é indispensável para reafirmar as obrigações dos funcionários, bem como para ensinar sobre como proceder em diversas situações. Assim, conheça cinco dos mais graves erros no atendimento, mas que podem ser evitados com o treinamento adequado.

    Não ouvir o cliente

    O cliente quer e precisa ser ouvido, mas se o profissional de atendimento estiver preocupado apenas em utilizar suas técnicas de venda ou demonstrar suas habilidades isso não vai acontecer. Por isso, deixar o cliente em segundo plano e não ouvir o que ele realmente quer ou do que ele precisa é um erro muito comum e que pode ser evitado com o treinamento.

    Com o treinamento apropriado, o profissional aprende a importância de ouvir o cliente e, a partir daí, captar oportunidades que se encaixem com o que ele está oferecendo. Com isso, o cliente sai satisfeito e a equipe tem mais chances de converter em vendas ou de fidelizá-lo.

    Não criar um relacionamento

    Não ouvir o cliente leva a outro erro de atendimento bastante comum e igualmente prejudicial: o de não criar um relacionamento. Sabe-se que é muito mais fácil e mais barato vender para alguém que já adquiriu de você ou ao menos já entrou em contato do que para alguém que ainda não conhece ou não comprou na sua empresa. Então por que não criar um relacionamento com o cliente?

    Mais do que apenas oferecer ofertas e promoções e empurrar produtos e serviços para o cliente, criar um relacionamento significa estabelecer uma confiança de modo que o cliente saiba que pode contar com a empresa. Com isso, maiores são as chances de que ele acabe comprando ou comprando novamente.

    Forçar os limites do cliente

    Sem um treinamento é bem provável que o membro da equipe de atendimento acabe forçando os limites do cliente. Isso pode acontecer ao fazer com que o cliente espere demais, forneça dados demais ou então ao oferecer, insistentemente, uma oferta na qual o cliente já disse não estar interessado.

    Ao fazer isso, não apenas o cliente fica desinteressado como provavelmente adquire uma visão ruim de toda a empresa. Pior do que isso é que a má visão do cliente pode ser compartilhada para amigos e parentes, por exemplo, fazendo com que toda a empresa sofra devido à falta de treinamento da equipe.

    Discutir com o cliente

    Nem todo cliente é fácil e muitas vezes a equipe é colocada em situações fora do comum. Sem o treinamento, a preparação e sem indicações de como lidar é bem provável que ocorra discussão com o cliente. De maneira ainda mais grave a discussão pode partir para ofensas, prejudicando o relacionamento de maneira definitiva.

    Nesses casos, a expressão “o cliente tem sempre razão” continua sendo verdadeira e é muito importante que o treinamento ensine e reforce isso para que a equipe esteja sempre preparada para lidar com diferentes situações.

    Abandonar o cliente

    Abandonar o cliente é um dos piores erros de atendimento que uma equipe pode cometer, já que isso significa o desperdício de uma oportunidade de negócio que, com a atuação correta, poderia ser consolidada.

    Abandonar um cliente, inclusive, significa abandonar toda a rede de contatos a qual sua empresa poderia estar exposta se fornecesse a qualidade necessária. Dessa forma, o treinamento ajuda a equipe a desenvolver métodos e ações para evitar que o cliente parta, melhorando os resultados.

    A falta de treinamento adequado faz com que o atendimento cometa erros que podem, inclusive, fazer com que o cliente seja perdido de maneira definitiva. Assim, investir na qualificação da equipe é indispensável para garantir um bom atendimento ao cliente. Tem algum outro erro típico em mente? Não deixe de comentar e debater sobre esse assunto.

    Leave a Comments

     

    Your email is safe with us.
    *
    *