4 metodologias empresariais para o melhor controle do tempo!

    Boa parte das empresas possui dificuldade em relação à produtividade devido ao controle do tempo, porque muitas tarefas deixam de ser feitas pela falta de planejamento. Isso pode ser resultado de metodologia inadequada ou até mesmo dificuldade de gestão, por não saber como lidar com essa situação, sendo que o resultado pode afetar não apenas uma equipe como a empresa toda.

    Aliado a isso tem-se a dificuldade das pessoas em fazer a gestão do tempo, o que agrava ainda mais a situação. Por conta disso, existem diversas metodologias empresariais que ajudam a priorizar as tarefas, controlando o tempo e melhorando a produtividade. Confira algumas agora mesmo neste texto!

    1. Sistema ABC

    Esse método consiste em dividir as tarefas em prioridades e começar pelas que são mais importantes. A prioridade A fica com as tarefas mais críticas e que devem ser realizadas com urgência; a prioridade B inclui as que são importantes, mas não requerem tanta urgência; já a prioridade C tem tarefas que devem ser feitas, mas podem ser adiadas por um tempo.

    2. Pomodoro para controle do tempo

    É indicado para as tarefas que exigem concentração e também para as pessoas que tendem a se distrair facilmente. Ele consiste em delimitar ciclos de trabalho com intervalos determinados. Por exemplo, estabelecem-se ciclos de trabalho de 25 minutos que não devem ser interrompidos, e entre eles têm-se cinco minutos de descanso.

    Recomenda-se que a cada quatro ciclos trabalhados, estabeleça-se um tempo maior de descanso, por exemplo, de 30 minutos. Dessa forma, o foco é maior e não se fica tão desgastado.

    3. Scrum

    A metodologia Scrum organiza as atividades em uma série de etapas que devem ser seguidas para se produzir no prazo e com qualidade. Ela é bastante usada em trabalhos complexos, como, por exemplo, desenvolvimento de softwares.

    O Product Owner (líder do projeto) deve ter uma visão do que será criado, listando todas as funcionalidades (Product Backlog). Depois disso, deve ser feita uma reunião (planejamento de Sprint) para definir todo o trabalho a ser feito.

    Durante o período de execução, devem ser realizadas pequenas reuniões diárias a fim de verificar o andamento do projeto e como está a sua execução.

    4. GTD (Getting Thinks Done)

    A GTD reúne cinco passos para que as coisas possam acontecer. O primeiro é capturar, sendo que as ideias devem ser registradas em algum local. O segundo é esclarecer, ou seja, verificar todas as ideias capturadas. O terceiro é organizar, pois as ideias devem estar em local acessível e de forma ordenada. Depois é refletir, devendo-se dar prioridade às tarefas e fazer um planejamento de como serão executadas. Por último você deve engajar, ou seja, realizar a tarefa que classificou como mais importante, garantindo que está fazendo o que deveria.

    Dessa maneira, se tem um processo transparente e bem organizado, fazendo o controle do tempo e sabendo se está sendo aproveitado da melhor maneira.

    Aproveite para conhecer o método Inbox Zero e fazer o gerenciamento de e-mails da melhor maneira para controle do tempo e aumento da produtividade.

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