4 ferramentas de gestão indispensáveis para qualquer empresa

    Otimizar processos, melhorar a eficiência e aumentar a produtividade são objetivos que fazem parte do planejamento de toda empresa. Mas alcançar tais objetivos pode não ser tão fácil quando ferramentas gerenciais não são aplicadas à rotina empresarial.

    Independente se o negócio já é um sucesso ou se ainda está caminhando, sempre é possível ajustar, modificar ou mesmo implementar melhorias. Ferramentas de gestão estão entre as melhores soluções para alavancar o crescimento e cortar os ‘gargalos’ que acabam sendo empecilhos para um melhor desempenho organizacional.

    Pensando nisso, elaboramos algumas dicas de ferramentas indispensáveis que não podem ficar de fora de um bom planejamento. Quer saber quais são elas? Confira!

    1. Customer Relationship Management – CRM

    sistema CRM tem como principal funcionalidade gerenciar o relacionamento com o cliente, ou seja, é uma estratégia de negócio que visa oferecer ao cliente o entendimento das suas necessidades e, principalmente, dos potenciais da empresa.

    Ao implementar um software CRM na empresa, o gestor integra processos e tarefas de forma organizada e passa a ter informações importantes sobre seu cliente, sendo mais fácil, portanto, atender às suas expectativas e demandas. Além disso, o CRM é um importante instrumento de tomada de decisão, uma vez que possibilita analisar a evolução do relacionamento com os clientes e assim, implementar a melhor estratégia para impulsionar os resultados em todos os setores da empresa.

    2. Gestão de e-mails

    Gerenciar a forma como é estabelecida a comunicação entre a empresa e seus clientes é, sem dúvida, a porta de entrada para o sucesso. O e-mail é o canal mais eficiente, não apenas para manter um bom relacionamento com o cliente, mas também para ações de marketing e branding, com a finalidade de anunciar produtos ou serviços, conteúdos informativos, promoções e ações diversas.

    A gestão dos e-mails é uma maneira eficaz de estreitar o relacionamento com o cliente e aumentar a produtividade. Ter um sistema que ajude a organizar a caixa de entrada viabiliza que dúvidas, esclarecimentos, sugestões ou qualquer outro tipo de tentativa de comunicação possa ser respondida e resolvida de forma eficiente.

    Além disso, ferramentas de gestão de e-mail possibilitam que o empreendedor possa analisar métricas de comunicação e tornar o vínculo com a empresa cada vez melhor e centrado em ações que forneçam melhores resultados.

    3.Sistemas ERP

    Os softwares ERP — sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema de Gestão Empresarial — já são muito conhecidos e utilizados em todo o tipo de empresa. De forma geral, trata-se de uma ferramenta que integra todas as informações em um só lugar.

    Para ganhar agilidade nos processos e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam investir em tecnologia. Isso faz dos sistemas ERP a grande alavanca para melhorar eficiência produtiva e, consequentemente, alcançar melhores resultados.

    O software ERP integra desde processos de rotina até grandes processos, como checagem de estoque, pagamentos e recebimentos de clientes e fornecedores, e ainda auxilia gestores na hora da elaboração das obrigações fiscais mais complexas, como o IR.

    Dentre as vantagens em adotar um software ERP podemos destacar:

    • Controle de todas as informações de forma centralizada;
    • Permite criar estratégias, planejamentos e conhecer gargalos produtivos que impedem uma melhor eficiência operacional;
    • Eliminação do retrabalho, uma vez que os processos passam a ser automatizados;
    • Otimização do tempo;
    • Maior segurança ao utilizar um sistema em nuvem.
    4. Agenda telefônica compartilhada

    Administrar o trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe garante ao gestor conhecer os ‘gargalos’ produtivos que estão impossibilitando um melhor desempenho operacional e, assim, estabelecer medidas que possam melhorar estes resultados.

    A agenda telefônica compartilhada permite que as empresas guardem seus dados na nuvem, sendo as atualizações automáticas, aprimorando a comunicação na empresa, organizando as informações, administrando melhor as finanças e até mesmo cortando custos desnecessários, como a telefonia móvel.

    Com a integração da agenda telefônica compartilhada é possível enviar uma mensagem, um alerta de uma nova tarefa a executar, distribuir atividades e determinar aquelas que prioritárias, além de definir metas diárias, semanais ou mesmo mensais.

    Gostou das nossas dicas? Leia este outro material: ‘5 indicadores de desempenho para o atendimento ao cliente’!

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