3 razões pelas quais é mais barato fidelizar clientes do que conseguir novos

    3 razões pelas quais é mais barato fidelizar clientes do que conseguir novos

    Qualquer pessoa que já tenha deparado com esse tema antes provavelmente viu que é muito mais barato fidelizar clientes do que correr atrás de novos. Mas por que podemos dizer isso? O que está envolvido em conquistar e manter os consumidores satisfeitos? Veja, neste post, uma comparação entre essas duas abordagens e como beneficiar a sua empresa!

    O que envolve conquistar novos clientes

    Atrair consumidores é um esforço contínuo, que envolve diversos custos e toma bastante tempo da empresa. Os gastos incluem:

    Marketing

    O marketing está entre os principais recursos usados para conquistar novos clientes. Dependendo das soluções adotadas, isso pode significar investimento em anúncios, produção de conteúdo, gerenciamento de mídias sociais etc.

    Ciclo de vendas

    Não importa quantas pessoas você atraia, todas elas terão de passar por um ciclo até se tornarem clientes. Isso significa que leva um certo tempo até que os esforços com marketing se traduzam em vendas, outro fator que encarece a aquisição de clientes.

    Desistências

    Dentro desse ciclo existe ainda outra coisa que inevitavelmente acontecerá: desistências. De todos os prospectivos clientes que você chamar atenção, apenas uma parte deles realmente comprará seus produtos ou serviços. Assim, mesmo com bom planejamento e execução, é necessário levar em conta que parte desse trabalho não dará frutos.

    Por que vale a pena fidelizar os clientes

    Se o custo com aquisição pode ser alto, dependendo do investimento necessário em marketing e do acompanhamento do cliente através do ciclo de vendas, fidelizar clientes se mostra muito mais vantajoso, tanto do ponto de vista financeiro quanto em relação ao tempo esperado para obter retorno. Veja alguns dos benefícios de fidelizar:

    Menos marketing

    Quando a pessoa já comprou de você, não há motivos para insistir tanto em campanhas de marketing. A partir desse momento, a ideia é outra: estreitar a relação que já foi criada no momento da venda, evitando que ela esfrie e criando um vínculo de confiança e simpatia com o cliente.

    Fazer isso é mais uma questão de entender o público e conseguir identificar seus desejos e necessidades do que gastar com campanhas para chamar atenção. Ou seja, envolve mais o seu comprometimento do que o seu orçamento.

    Ticket médio maior

    Além de custar mais barato, os clientes recorrentes compram mais e geralmente não têm medo de investir em opções mais caras. Isso acontece porque já conhecem a empresa com que estão lidando e gostam das soluções oferecidas.

    Indicações

    Outra vantagem enorme de tratar bem os consumidores atuais é que eles ajudarão a diminuir a barreira de conquistar novos clientes. Já vimos como essa fase envolve muito trabalho e alguns custos —  por vezes altos . Por isso, qualquer coisa que facilite o processo é bem-vinda. E esse é o caso com as indicações que abrem muitas portas e deixam os novos mais inclinados a aceitar o que você está oferecendo.

    Com certeza, vale mais a pena fidelizar clientes do que ter sempre que procurar novos consumidores. Além de ser mais barato, manter os clientes satisfeitos através de um atendimento ágil e serviços de qualidade tem um efeito positivo a longo prazo. O fato é que empresas que investem na fidelização têm muito mais chances de continuar crescendo e prosperando.

    E você, como tem trabalhado para fidelizar clientes em sua empresa? O que considera mais importante ao fazer isso? Deixe seu comentário!

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